Escuta clandestina

CPI dos Grampos aprova convocação de Daniel Dantas

Autor

16 de julho de 2008, 13h30

A CPI das Escutas Telefônicas da Câmara dos Deputados aprovou a convocação do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, para prestar depoimento. Daniel Dantas deve comparecer à CPI em agosto, quando acaba o recesso parlamentar.

O requerimento apresentado pelo deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) pede que Daniel Dantas esclareça as acusações de que contratou a empresa americana Kroll, que faz investigação privada, para espionar desafetos na fase que antecedeu a mudança de controle acionário da Brasil Telecom. Um dos interceptados foi ex-ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação).

Além do depoimento de Dantas, a CPI aprovou a convocação do juiz Fausto Martin de Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo, que decretou a prisão do banqueiro e dos demais acusados de crimes financeiros investigados pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Também prestará depoimento o delegado da PF Protógenes Queiroz, que conduziu as investigações sobre o caso até esta terça-feira (15/7), quando se afastou do inquérito.

A CPI vai ouvir ainda o delegado da PF Romero Menezes, responsável pela Operação Chacal, que fez diligências nos escritórios da Kroll.

Daniel Dantas foi alvo, no dia 8 de julho, da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que investiga um suposto esquema de crimes financeiros comandado pelo dono do banco Opportunity. Dantas foi preso e solto por duas vezes. Também foram detidos o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Eles também estão em liberdade.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!