Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mãos dadas

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes processuais

A Polícia Federal deflagrou a Operação Mãos Dadas, nesta sexta-feira (11/7), no Rio Grande do Sul. As investigações envolvem supostas fraudes processuais em ações que tramitavam na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho, causando prejuízo à órgãos como INSS, Fazenda Nacional, instituições financeiras e trabalhadores.

De acordo com a informação da PF, as investigações começaram em agosto de 2007. Um dos objetivos era investigar se houve fraude processual na ação de execução movida contra a União em valor que supera R$ 750 milhões. Conforme as investigações, o pagamento começou antes do trânsito em julgado da ação.

A PF explicou que “a quadrilha utilizava-se de tráfico de influência e corrupção, chegando a ponto de praticar calúnias e difamações contra autoridades do Poder Judiciário que atuavam em desacordo com as pretensões do grupo. Além do prejuízo à União, mais de 360 famílias foram lesadas no pagamento de ações trabalhistas contra as empresas da organização criminosa”.

Participam da operação 86 policiais federais para o cumprimento de seis mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão na região de Porto Alegre. Os acusados vão responder por fraude processual, denunciação caluniosa, difamação, corrupção ativa, formação de quadrilha com característica de organização criminosa, estelionato, falsidade ideológica, tráfico de influência e exploração de prestígio.

Revista Consultor Jurídico, 11 de julho de 2008, 16h11

Comentários de leitores

4 comentários

Roberval Taylor, Corregedoria não exerce at...

Leitor1 (Outros)

Roberval Taylor, Corregedoria não exerce atribuições jurisdicionais. O exame é meramente administrativo. Logo, uma coisa não exclui a outra.

Isso é muito grave e lamentável. Se há indícios...

J. Ribeiro (Advogado Autônomo - Empresarial)

Isso é muito grave e lamentável. Se há indícios de fraudes deve ser investigado.

Se são fraudes ocorridas em processos, não seri...

Roberval Taylor (Consultor)

Se são fraudes ocorridas em processos, não seria o caso de competência da Corregedorias da Justiça ????

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 19/07/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.