Notícias
10 julho 2008
Operação Satiagraha
Supremo dá liberdade para Pitta, Nahas e mais nove
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, deu liminar, no começo da noite desta quinta-feira (10/7), para libertar mais 11 presos pela Operação Satiagraha. Entre os beneficiados estão o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o investidor Naji Nahas.
A decisão de Gilmar Mendes é uma extensão da liminar concedida na quarta-feira (9/7) em favor de Daniel Dantas, sua irmã Verônica e outros nove presos. Daniel Dantas, contudo voltou a ser preso nesta quinta por nova decisão do juiz Fausto Martin De Sanctis.
A defesa de Pitta, Nahas e dos outros presos alegou que as prisões temporárias foram decretadas por uma única decisão judicial, amparadas nos mesmos fundamentos, o que justificava a extensão. Gilmar Mendes confirmou que todos que pediram a extensão foram presos com base nos mesmos motivos jurídicos que nortearam a prisão de Daniel Dantas, sua irmã Verônica e mais nove pessoas.
O ministro deu, ainda, HC para Lúcio Bolonha Funaro, preso na mesma operação, mas que entrou com pedido individual nos mesmos moldes dos demais (HC 95.317).
Além de Pitta, Nahas e Funaro, a decisão do STF beneficiou ainda Roberto Sande Caldeira Bastos, Miguel Jurno Neto, Carmine Henrique, Carmine Henrique Filho, Antonio Moreira Dias Filho, Maria do Carmo Antunes Jannini, Fernando Naji Nahas e Marco Ernest Matalon.
Clique aqui para ler a decisão que beneficiou Pitta, Nahas e mais oito.
Clique aqui para ler a decisão que beneficiou Lúcio Bolonha Funaro.
HC 95.009
Revista Consultor Jurídico, 10 de julho de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 10/07/2008 Globo sai em defesa de repórter e critica ministro
- 10/07/2008 Celso Pitta e Naji Nahas pedem liberdade no Supremo
- 10/07/2008 Daniel Dantas é preso novamente pela Polícia Federal
- 10/07/2008 César Tralli deve depor na PF por noticiar operação
- 10/07/2008 Leia dossiê sobre Naji Nahas feito para Daniel Dantas
- 10/07/2008 Juiz diz que não tem de seguir decisões do STJ e do STF
- 09/07/2008 STF aceita pedido de liberdade de Daniel Dantas
- 09/07/2008 STF deve decidir nesta quarta pedido de liberdade de Dantas
- 09/07/2008 Antes de Dantas ser preso, já havia parecer contra HC
- 09/07/2008 STF manda juiz dar a Daniel Dantas acesso ao processo
- 08/07/2008 STF analisa pedido de Habeas Corpus de Daniel Dantas
- 08/07/2008 Espetacularização de prisões afeta Estado de Direito
- 08/07/2008 Ajufesp critica atuação da PF na Operação Satiagraha
- 08/07/2008 PF pediu prisão de jornalista que noticiou operação
- 08/07/2008 Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas são presos pela PF
Comentários
Comentários de leitores: 21 comentários
Alguma novidade?.
Soltaram Anjos?!"Ainda bem que estamos no Estad...
"Afastou a Sumula 691"... Por que será? Famiger...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 18/07/2008.