Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Operação Dominó

Juiz acusado de corrupção pede trancamento de ação penal

O juiz José Jorge Ribeiro da Luz, de Porto Velho (RO), ajuizou, no Supremo Tribunal Federal, pedido de Mandado de Segurança contra Ação Penal instaurada no Superior Tribunal de Justiça contra ele, por acusação de corrupção ativa e advocacia administrativa.

Luz foi denunciado pelo Ministério Público Federal por envolvimento em uma suposta organização investigada pela Operação Dominó, deflagrada pela Polícia Federal no dia 4 de agosto de 2006. Segundo a denúncia, o esquema tinha ramificações em diversos estados, sobretudo na Assembléia Legislativa e no Tribunal de Justiça de Rondônia, e teria desviado R$ 70 milhões em recursos públicos.

Inicialmente, o STJ rejeitou a denúncia contra o juiz. Mas, a pedido do MPF, reviu sua decisão e rejeitou apenas o crime por formação de quadrilha. Dessa decisão, a defesa opôs Embargos de Declaração, que foram rejeitados pelo tribunal. Por isso, os advogados recorreram ao STF.

Na ação, eles alegam que “não há, na narrativa (da denúncia), qualquer descrição circunstanciada de fatos que possam subsumir-se ao delito do artigo 333 do CP”. Segundo eles, “a denúncia não aponta, em momento algum, o elemento objetivo do tipo de corrupção ativa”. Para os advogados, o STJ submeteu o juiz a constrangimento ao receber a denúncia quanto aos crimes de corrupção ativa e advocacia administrativa.

HC 95.270

Revista Consultor Jurídico, 9 de julho de 2008, 0h00

Comentários de leitores

4 comentários

Dr. Alexs : pode sim : é só aplicar o princípio...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Dr. Alexs : pode sim : é só aplicar o princípio da fungibilidade, ou conversão, dos recursos. Está no Código de Processo Penal vigente. acdinamarco@aasp.org.br

Alguém aí me dê uma luz, por favor: é possível ...

Alexs (Estudante de Direito)

Alguém aí me dê uma luz, por favor: é possível trancar ação penal via de Mandado de Segurança? Pra mim, só cabia tal procedimento através de HC...

Posso dar uma sugestão ? Tranca-se a Ação Penal...

acdinamarco (Advogado Autônomo - Criminal)

Posso dar uma sugestão ? Tranca-se a Ação Penal e o tal Juiz na cadeia. Problemas resolvidos. acdinamarco@aasp.org.br

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 17/07/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.