Notícias
31 janeiro 2008
Game over
Juiz determina fim de bingo, truco e rifas em todo o país
A Polícia Federal já se aparelhou para deflagrar operações para acabar com os jogos de azar em todo o país. A autorização foi dada pelo juiz Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara Federal de Pernambuco. Nogueira concedeu liminar em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal.
A decisão é do mês de setembro de 2007, mas só agora será cumprida. Quando concedeu a ordem, o juiz determinou que o caso corresse em segredo de Justiça para que a Polícia Federal fosse citada e devidamente aparelhada. Neste mês de janeiro, a PF deu sinal verde para o juiz. Wanderley Nogueira quebrou o sigilo e autorizou o cumprimento da decisão, na última terça-feira (29/1).
Pela determinação serão fechadas as casas de bingo, jogo do bicho e quaisquer outras manifestações de jogos de azar. A única modalidade de jogo autorizada é a corrida de cavalos. Pif-paf, buraco, rinhas, truco, dados, vinte e um, vídeo-pôquer, caça-níquel, rifa, sorteio através de cartelas, pinguelin, roleta, bilhar, carteado e tômbola estão proibidos.
“A jogatina, como mal social e como vício, sempre foi prima dileta do crime e da ruína moral e econômica em todo tempo e lugar”, entendeu Wanderley Nogueira. Para o juiz, é pouco o fato de a legislação brasileira, em relação aos jogos de azar, “considerar a sua exploração como mera contravenção penal”. Nogueira afirmou que os jogos de azar financiam o crime organizado, motivo pela qual merecem punição mais severa.
A decisão tem como base a Súmula Vinculante 2 do Supremo Tribunal Federal. O texto declara a inconstitucionalidade de lei estadual ou distrital que dispõe sobre loterias e jogos de azar. Decisões reiteradas do Supremo determinam que é de competência privativa da União legislar sobre o tema.
Outro argumento é a de que apenas instituições declaradas de utilidade pública por lei ou as que se dediquem exclusivamente a atividades filantrópicas, para conseguir recursos, estão autorizadas a organizar sorteios e rifas, de acordo com o artigo 4º da Lei 5.768/71.
“As atividades da jogatina pretendem perpetuar-se em detrimento da oficialidade — eis que a clandestinidade lhes é mais favorável, suscitam até mesmo o financiamento de campanhas eleitorais, independentemente do colorido partidário das candidaturas por elas subsidiadas no todo ou em parte. Pode-se imaginar o porquê de tantos projetos de lei tramitando sobre o assunto no Congresso Nacional há tantos anos”, observou.
Quanto à competência da Justiça Federal para determinar o cumprimento da decisão em todo território nacional, Roberto Wanderley Nogueira explicou que “a competência do juiz federal não está ligada à base territorial da circunscrição judiciária em que ele atua, mas aos domínios do país que é uma Federação. Justamente por ser federal essa competência, sua base territorial é de âmbito nacional e não local”.
Só a Polícia Federal está autorizada a deflagrar as operações. O juiz determinou que o Exército guarde o material apreendido que possa ser reciclado. Os demais serão destruídos. Nogueira mandou intimar o governador do estado de Pernambuco para se esforçar para a imediata interrupção das atividades.
Priscyla Costa é repórter da revista Consultor Jurídico
Revista Consultor Jurídico, 31 de janeiro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 15/01/2008 Acusados de promover jogos de azar ficam presos
- 05/01/2008 PF leva inquérito contra jogo ilegal à Justiça gaúcha
- 07/12/2007 PF deflagra operação contra suspeitos em três estados
- 30/11/2007 Justiça do DF destruirá 300 máquinas caça-níqueis
- 24/09/2007 Empresário pede que Senado edite lei sobre cassino
- 21/09/2007 Acusado de explorar jogos de azar fica preso em Campo Grande
- 06/09/2007 Acusado tem prisão mantida pelo ministro Gallotti
- 03/09/2007 É nulo contrato de trabalho que tem objeto ilícito
- 24/06/2007 O jogo já existe no Brasil, só falta ser regulamentado
- 18/06/2007 Acusados na Operação Xeque-Mate serão denunciados
- 08/06/2007 Justiça do Piauí manda fechar bingo conforme Súmula
- 05/06/2007 Súmulas vinculantes começam a valer nesta quarta-feira
- 21/05/2007 Desembargador volta atrás e cassa própria decisão
- 03/01/2007 Assembléia derruba veto a lei inconstitucional de jogo
- 03/01/2007 Suspensa decisão que autoriza empresas a explorar bingo
Comentários
Comentários de leitores: 23 comentários
Concordo com o colega Márcio, a questão, tal qu...
Então esta na hora da Polícia baixar na Igreja ...
Acredito que o ilustre Juiz vai arrumar uma eno...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 08/02/2008.