Ações distintas

Político que se livra da cassação pode responder por crime eleitoral

Autor

23 de janeiro de 2008, 14h58

Ainda que se livre da cassação de seu diploma em um processo, p candidato pode responder outra ação por crime eleitoral pelos mesmos fatos apurados no primeiro processo. O entendimento é do ministro Cezar Peluso, do Tribunal Superior Eleitoral. Ele determinou que o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo receba a denúncia do Ministério Público contra o prefeito de Cunha, José de Araújo Monteiro (DEM), por crime de corrupção eleitoral.

Monteiro é acusado de arcar com tratamento médico de eleitores durante a campanha eleitoral de 2004. A ação de impugnação de mandato foi julgada improcedente. O MP quis processá-lo também por crime eleitoral, mas o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo negou o pedido do MP. Considerou que o prefeito não poderia sofrer sanções porque as provas contra ele não eram “suficientemente robustas”, o que levou tanto a primeira instância quanto o próprio TRE a também julgar improcedente o pedido de ação de impugnação de seu mandato.

Cezar Peluso ressaltou que o indeferimento da impugnação de mandato eletivo previsto no artigo 41-A da Lei 9.504/97 (Lei Eleitoral) não exclui a pena prevista no artigo 299 do Código Eleitoral. Isso porque, conforme jurisprudência do TSE, tratam de ações independentes. Por isso, o relator determinou a devolução do pedido do MP para recebimento da denúncia.

O artigo 41-A da Lei Eleitoral prevê a cassação do registro ou diploma do candidato que praticar captação ilícita do sufrágio, como por exemplo, oferecer bem a eleitor com o fim de obter votos. O artigo também prevê a aplicação de multa.

Já o artigo 299 do Código Eleitoral prevê prisão e pagamento de multa caso o candidato ofereça ou prometa dinheiro ou qualquer outra vantagem para conseguir votos.

Resp 28.131

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!