Notícias
22 janeiro 2008
Saúde em risco
É obrigação do plano de saúde pagar cirurgia para obeso mórbido
Um paciente que sofre de obesidade mórbida ganhou na Justiça o direito de fazer a cirurgia de redução do estômago, negado pelo seu plano de saúde. A decisão foi da 3ª Câmara Cível do Tribunal do Rio Grande do Norte, no julgamento da apelação da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi).
A Cassi recorreu da decisão da 1ª Vara Cível de Natal. A primeira instância concedeu liminar para que o cliente do plano de saúde pudesse fazer a cirurgia, além de todos os procedimentos pré e pós-operatórios.
O plano de saúde alegou que o paciente, apesar do quadro de obesidade mórbida, não corria risco de morte. E omitiu que tinha sido convidado pela Cassi para aderir ao plano que contemplava o procedimento cirúrgico.
Além disso, a instituição de assistência à saúde sustentou que as provas juntadas comprovaram que o cliente, há mais de um ano, já se preparava para a cirurgia, mas não buscou em nenhum momento se adequar ao plano Cassi Saúde Família III — aquele que contemplava a cirurgia. Isso demonstraria a falta de interesse do cliente pra se adequar ao plano de saúde. Assim, a Cassi diz que a decisão favorável ao cliente caracteriza enriquecimento sem causa, em detrimento dele e dos demais segurados.
A Cassi pediu revogação da condenação, a obrigatoriedade do cliente de restituí-la dos valores pagos indevidamente e que o cliente fosse obrigado a migrar para o plano Saúde Cassi Família III.
O relator, juiz convocado Kennedi de Oliveira Braga, entendeu que a decisão de primeira instância não mereceu reforma. Para ele, há perigo de lesão grave e irreparável ao paciente, caso tenha de esperar o final da ação judicial, porque é óbvio que pessoas que sofrem de obesidade mórbida correm riscos de desenvolver doenças diversas como diabetes, pressão alta, entre outras. A decisão da 3ª Câmara foi unânime.
Revista Consultor Jurídico, 22 de janeiro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 26/06/2007 Unimed Cuiabá deve indenizar por negar cirurgia
- 09/02/2007 Seguradora tem que reembolsar gastos com cirurgia
- 08/12/2006 SUS é obrigado a fazer cirurgia de redução de estômago
- 25/09/2006 Bradesco Saúde terá de arcar com cirurgia reparadora
- 31/08/2006 Município deve pagar cirurgia de redução de estômago
- 27/03/2006 Golden Cross deve pagar cirurgia de redução de estômago
- 12/02/2006 Plano tem de arcar com custos de cirurgia para obesos
- 26/08/2005 Plano de saúde deve pagar cirurgia de redução de estômago
- 18/08/2005 Seguradora tem de pagar cirurgia de redução de estômago
- 06/06/2005 Golden Cross arca com cirurgia de redução de estômago
- 09/05/2005 SUS deve bancar cirurgia de redução de estômago
- 21/10/2004 Juiz manda plano pagar cirurgia de redução de estômago
- 08/07/2004 Justiça autoriza cirurgia de redução de estômago pelo SUS
- 04/06/2004 Justiça mineira garante cirurgia de redução de estômago
- 31/05/2004 Plano de saúde deve cobrir cirurgia do estômago, diz juíza
- 23/04/2003 Cirurgia de redução de estômago deve ser paga por plano
- 13/02/2002 Hospital deve fazer cirurgia de redução de estômago
Comentários
Comentários de leitores: 7 comentários
Ahhhh e só pra completar! A SRA. CRISTINA E ...
Sinceramente... Este é um problema das empr...
Prezada, "Cristina (Civil - - )" Os seu...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 30/01/2008.