Ex-juiz classista pede no STF inscrição na OAB sem Exame

29/03/2008 20:11Júnior Brasil (Advogado Autônomo - Consumidor)Sugiro um sistema de cotas para aqueles que não...
Sugiro um sistema de cotas para aqueles que não conseguem passar na OAB depois de 20 exames. Ou melhor, 20 exames e 5 mandados de segurança indeferidos (rs). Afinal, depois de tanto tempo, tanta luta, para alguma coisa ele deve prestar! Ninguém merece!rs
20/03/2008 12:01Fbb ()Este tema merece alguns questionamentos: 1) O ...
Este tema merece alguns questionamentos: 1) O Exame da OAB valoriza a profissão, já que penera os despreparados para enfrentar a causa alheia, ah, se todos as profissões tivessem o seu, seria o Brasil um país melhor? 2) Está faltando coragem de abrir o livro e estudar, se não tem agora, como terá para estudar os casos dos futuros clientes? 3) Acredito que, os que são contra o exame agora, caso logrem êxito no futuro com a devida aprovação, passarão a ser a favor do exame, dá para entender? 4) Quando se envolvem sonhos humanos, as cifras são sempre exorbitantes, será que as faculdades estão preparando verdadeiros alunos ou sonhadores em ganhar salários das carreiras de Estado?
25/01/2008 11:14Thiago Pellegrini (Professor Universitário)Pois é Fabio... a coisa vai mal mesmo. O pi...
Pois é Fabio... a coisa vai mal mesmo. O pior não é nem o argumento da inconstitucionalidade material (que tb não existe), mas sim o argumento da inconstitucionalidade formal. Formal onde? O trâmite legislativo o Estatuto não teve erro algum. Como me falam uma besteira dessas?!? Depois não sabem porque são reprovados no exame. Eu também teria vergonha de protocolar um MS pedindo inscrição "in albis". E a vergonha seria de me olhar no espelho, não dos outros.
25/01/2008 11:10Thiago Pellegrini (Professor Universitário)Anselmo, você só não atentou para o fato de que...
Anselmo, você só não atentou para o fato de que todos os bacharéis que querem se tornar advogados fazem o exame. TODOS fazem o exame. Quanto à sua proposta, de que o exame deva ser períodico, concordo plenamente. Acho que o exame deveria ser períodico sim, de 5 em 5 ou de 10 em 10 anos. Mesmo após o exame, o mercado continua a selecionar os melhores. Esse argumento é, assim como o restante, pífio. Me desculpe a franqueza.
25/01/2008 05:21Ricardo (Bacharel)Veja a peça processual (MS) que ensejou a limin...
Veja a peça processual (MS) que ensejou a liminar para seis bacharéis fazerem a inscrição principal sem Exame de Ordem. Veja também, o Agravo de Instrumento argüindo a suspeição do Raldênio. Basta clicar no link indicado e navegar. Abraços. www.mnbd.globolog.com.br
23/01/2008 17:27aprendiz (Outros)Se tens competência vai lá, faça, seja aprovado...
Se tens competência vai lá, faça, seja aprovado e depois discuta a inconstitucionalidade. Aí não vai parecer que vc está querendo se livrar por "incompetencionalidade" (rs).
23/01/2008 16:00ANS (Advogado Autônomo - Previdenciária)Sugiro que o Exame de Ordem seja extinto ou ent...
Sugiro que o Exame de Ordem seja extinto ou então seja periódico. Ou ninguém faz ou TODOS deveriam fazê-lo se ele de fato for importante (prefiro o controle do próprio mercado, a seleção pelos próprios clientes com base na competência de cada profissional). Quanto ao fato de que na medicina estão tentando implantar tal exame, o setor da saúde deveria ANTES, cuidar de prover a sociedade de médicos em todos os rincões, pois em alguns cantos do nosso país ainda é comum se recorrer às benzedeiras e aos chazinhos até para tratamento de cânceres por falta de opções. Então, quem defende o exame de ordem deveria seguir o princípio de que a forma segue a função, e lutar para que todos os profissionais do Direito sejam reavaliados constantemente, pois há aqueles que se depreciam com o tempo e nesse caso, de que adiantaria a carteira mágica da OAB? Acho que precisamos parar de criar formalidades e pensar no conteúdo. Até porque, será que todos aqueles que desejam que o exame permaneça passariam novamente numa nova avaliação?
23/01/2008 15:39Elias Mattar Assad (Advogado Associado a Escritório)A respeito desse tema, dá uma clicada em: ...
A respeito desse tema, dá uma clicada em: http://charges.uol.com.br/2008/01/18/cotidiano-muita-injustica/?modo=baloes
23/01/2008 14:11Pedro Pinto (Advogado Autônomo - Previdenciária)Do jeito que está vão querer criar até sistema ...
Do jeito que está vão querer criar até sistema de cotas para advogados...
23/01/2008 14:09Pedro Pinto (Advogado Autônomo - Previdenciária)Constitucionalidade do exame da OAB: CRFB, art....
Constitucionalidade do exame da OAB: CRFB, art. 5º, XIII, "in fine". Ok? Dizer que o exame é difícil, mau aplicado, não avalia conhecimentos, etc, tudo bem. Mas dizer que é inconstitucional, é não enxergar a realidade, é como procurar pelo em ovo! Portanto, meus caros bacharéis, estudem, prestem o exame, sejam aprovados. É muito mais gratificante.
23/01/2008 13:21Fabio Campos Monteiro de Lima (Assessor Técnico) Concordo com o Delegado Fábio, sobre proto...
Concordo com o Delegado Fábio, sobre protocolar pedido para Advogar sem a Carteira da Ordem. Senhor Juiz Classista, apesar de sabermos que o exame está rigoroso, equiparado inclusive aos concursos públicos inerentes a carreira jurídica, peço ao Senhor que desista de tal pretensão e estude. A título que apoio, informo que há muitas vagas no mercado de trabalho para Bacharéis em Direito, como Auxiliares e até mesmo para Delegado de Polícia, pois, talvez seria interessante o Sr. trilhar esse caminho se de fato não desejar prestar o exame de ordem. Abraço.
22/01/2008 22:18fabico (Delegado de Polícia Estadual)Sinceramente, eu teria vergonha até de protocol...
Sinceramente, eu teria vergonha até de protocolar um pedido destes! Se o cara não passa nem na OAB, imagina que tipo de advogado vai ser... E ainda, a constituição permite o livre exercício das atividades profissionais, contudo NOS TERMOS DA LEI, logo, o estatuto da oab, como lei que é, exige o exame... Do jeito que está vai mal...imagine se não houver ao menos um filtro...
22/01/2008 20:02ANS (Advogado Autônomo - Previdenciária) Na verdade, embora a exigência da aprovação n...
Na verdade, embora a exigência da aprovação no Exame da OAB, para advogar , seja legal e até constitucional, isto não quer dizer que seja pacífico e definitivo, já que contraria DIREITOS constitucionais, fundamentais e da maior relevância , que se discutidos, seriamente, a nível da Côrte Constitucional, ANULARIAM a legalidade e, até, a constitucionalidade da obrigatoriedade do Exame da OAB , para poder exercer a sua profissão !!! Essa estória , que o bacharel só pode advogar, se provar à OAB que tem conhecimento pleno ,( hipocritamente, a bem da sociedade ) anula as instituições de ensino, anula o diploma do bacharel e coloca a OAB num "status" Supra-Constitucional e Ditatorial, de determinar QUEM PODE TRABALHAR !!! Ainda mais, que quem criou a OAB e , a maioria, que a dirige, NUNCA se submeteu ao Exame da Ordem e, com certeza, a maioria, NÃO PASSARIA !!! Sem tirar ou elevar o mérito de quem quer que seja, Espero que os que trabalham na "roça" e os "catadores de lixo" , autônomos , não tenham que se submeter a uma "Côrte Profissional" para poderem trabalhar e sustentar a sua família !!!
22/01/2008 19:58ANS (Advogado Autônomo - Previdenciária)Vejam o Currículo do Desembargador que cass...
Vejam o Currículo do Desembargador que cassou a liminar do RJ Suspeição ! ? Se a Juíza é suspeita para a OAB, por que o Desembargador não será suspeito para o MNBD??? RALDENIO BONIFÁCIO COSTA DESEMBARGADOR FEDERAL Tomou posse no TRF da 2ª Região em 30/06/98. Bacharelou-se no Curso de Direito pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como Juiz do Tribunal de Ética Profissional do Conselho da OAB/RJ, Diretor do Departamento de Cursos Jurídicos da OAB/RJ, Vice-Presidente da 16ª Subseção da OAB/RJ, Membro do Conselho da OAB/RJ e Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros.
22/01/2008 17:39Ferrairo Honório (Advogado Autônomo)Quem nao tem competência nao se estabeleça. Se ...
Quem nao tem competência nao se estabeleça. Se nao quer se submeter a um mísero teste, como poderá enfrentar o grande teste do nosso judiciário. Pegue a meia e volte pra casa amigo. Bom sono e pescaria.
22/01/2008 17:23Nandokabala (Estudante de Direito) Carlos Rodrigues (Advogado Sócio de Escritóri...
Carlos Rodrigues (Advogado Sócio de Escritório - - ) 22/01/2008 - 16:57 Carlotto (Tributária 22/01/2008 - 10:44) Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: XXIV - diretrizes e bases da educação nacional; ..... Opa.. desculpa, com exceção do estudante de direito, ele é especial né? a OAB esta acima da carta magna ou aquilo que aprendemos sobre a pirâmide de kelsen é balela...
22/01/2008 16:57Carlos (Advogado Sócio de Escritório)Carlotto (Tributária 22/01/2008 - 10:44) Gos...
Carlotto (Tributária 22/01/2008 - 10:44) Gosto muito de comentar aqui no Conjur. O que não me agrada é ver pessoas, muitas do mundo jurídico ou não, neste caso acima, não sei se o Sr. Carlotto é da área jurídica, não saberem do que estão falando, ou melhor não lerem e não se aprofundam no que falam aqui. Lançam um "é inconstitucional", sem monstrar onde viram isto e vão embora. Um leigo bate palmas. Mas na verdade, o Exame, bem ou mal é constitucional: CF ART. 5 XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais QUE A LEI estabelecer; LEI 8.906/94 Art. 8º Para inscrição como advogado é necessário: I - capacidade civil; II - diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada; III - título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro; IV - APROVAÇÃO EM EXAME DE ORDEM; V - não exercer atividade incompatível com a advocacia; VI - idoneidade moral; VII - prestar compromisso perante o conselho POR ISSO LEIAM, ESTUDEM ANTES DE VIR AQUI E FALAR COISA SEM NEXO NENHUM. BACHARÉIS PODEM ENTRAR COM QUUANTAS AÇÕES OS SENHORES QUISEREM, VÃO PERDER TODAS. É preferível estudar, ou ser deputado federal e criar uma lei para acabar com o Exame, do contrário... Lembro os senhores que não passam no Exame, que a parte mais fácil da carreira jurídica é o Exame de Ordem. Boa sorte. Carlos Rodrigues berodriguess@yahoo.com.br
22/01/2008 13:46Luiz Claudio B. de Lima (Advogado Autônomo - Civil)Reitero comentário anterior Mais uma vez, lame...
Reitero comentário anterior Mais uma vez, lamentavelmente, registro minha indignação acerca da matéria em destaque,qual seja, tornar-se advogado sem aprovação em exame de ordem. Dessa feita, assistimos o absurdo de um grupo de bachareis requererem em juizo o direito de advogar sem submeter-se ao respectivo exame. E , segundo a matéria, tendo o seu pleito deferido ( mesmo que provisoriamente) por uma magistrada que, mais uma vez segundo reportagem, não guarda uma boa relação com a Ordem dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro. Desnecessário, porém importante esclarecer ( àqueles que não entenderam – ou não querem) que a faculdade de direito, forma BACHAREIS EM DIREITO, e não ADVOGADOS. Após concluir o curso , o BACHAREL EM DIREITO poderá, querendo e tendo condições técnicas, prestar exame para Juiz, Promotor, Procurador do Municipio ou Estado, Defensor, Delegado, ou ADVOGADO. Não conseguimos entender como um bacharel em direito, busca o poder judiciário, para discutir uma questão tão clara e cristalina, a Lei 8.906, de 4 de julho de 1994, estabalece a forma de ingresso nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, mais especificamente em seu artigo 8 , incisso IV, isto é , atraves de aprovação no exame da ordem. Entretanto, dificil compreender como um grupo isolado, diferentemente da maioria dos bachareis, que estudam, se preparam,se dedicam, tentam ingressar nos quadros da OAB, sem o devido exame. Infelizmente , quem perde com isso é a nossa respeitável OAB. Será que essas pessoas que insistem em ingressar dessa forma não entendem que, se conseguirem, estarão desvalorizando o profissional, e consequentemente a si próprio.Parabéns Dr.Wadih Damous em nos defender.Só falta agora bacharel pleitear ingressar em outros órgaos,sem concurso.Já pensaram
22/01/2008 11:10Henry Chinaski (Outros)Sr Carlotto, Para ser juiz ou promotor realm...
Sr Carlotto, Para ser juiz ou promotor realmente não há exame de ordem, há um concurso extremamente difícil e rigoroso, muitas vezes mais difícil que o Exame de Ordem. Além do mais, não faz sentido filiar-se à OAB para ser magistrado.
22/01/2008 11:06Marcos (Estudante de Direito)Que Luz de pensamento Carlotto, muito bem lúcido
Que Luz de pensamento Carlotto, muito bem lúcido

Comentários encerrados em 29/01/2008

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.