Voto e educação

TSE revela que eleitorado feminino tem melhor escolaridade

Autor

16 de janeiro de 2008, 23h00

A maioria do eleitorado brasileiro é mulher. E elas também lideram nos níveis de escolaridade. Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que há mais eleitoras do que eleitores com nível superior, segundo grau e primeiro grau completos. Mas, o analfabetismo é maior entre as mulheres eleitoras também.

Dos quase 1,7 milhão de novos eleitores no ano passado, 1 milhão eram mulheres. Com isso, no final de 2007, o eleitorado feminino superou em 4,6 milhões o número de homens, e é maior em todas as faixas etárias. As 65,9 milhões de eleitoras representam 51,7% do total dos 127,4 milhões de votantes no Brasil.

De acordo com as estatísticas, as regiões mais ricas e desenvolvidas concentram os piores indicadores de alfabetização para as mulheres. No Sul e Sudeste, o número de mulheres analfabetas supera o dos homens. Dos 676,3 mil eleitores analfabetos da região Sul, 411 mil (60,8%) são mulheres. O Sudeste conta com 1,2 milhão de eleitoras iletradas contra 867 mil de homens analfabetos.

O Nordeste concentra cerca de 4,2 milhões analfabetos — mais da metade do contingente de todo o país. Nessa região, o número de analfabetas é menor (2 milhões). No Norte a situação se repete: há mais eleitores (401 mil) do que eleitoras (387 mil) sem saber ler e escrever. No Brasil, há 4,384 milhões de eleitoras analfabetas contra 3,840 milhões de eleitores.

Curso Superior

No Sudeste, dos 2,4 milhões de eleitores com nível superior completo, 1,3 milhão são mulheres, cerca de 55%. Na região, há 1,2 milhão a mais de mulheres do que homens entre os 7,8 milhões que possuem segundo grau completo, quase 58% do total nesse nível de escolaridade. Percentuais semelhantes são registrados entre o eleitorado nas demais regiões.

Chance nas eleições

As mulheres têm mais chances de serem eleitas vereadoras e prefeitas no Norte e Nordeste no que nas demais regiões do país.

De acordo com a pesquisa realizada pelo cientista político da Universidade de Brasília, Luiz Felipe Miguel, o percentual de prefeitas chegou a 10,7% no Nordeste e 10,2% no Norte. No Sul e Sudeste, o percentual de mulheres eleitas era de apenas 4,1% e 5%, respectivamente. Os dados se referem as eleições municipais de 2004 .

Os dados estatísticos do TSE podem apresentar defasagens porque a informação sobre o nível de escolaridade é dada pelo próprio eleitor por ocasião do alistamento.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!