Trote virtual

Site tira do ar perfis falsos de filho de ex-primeira-ministra

Autor

4 de janeiro de 2008, 23h01

O site de relacionamentos Facebook informou, na quinta-feira (3/1), que foram tirados do ar dois perfis falsos de Bilawal Bhutto, filho da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, assassinada semana passada.

Membros do Partido Popular do Paquistão, agora liderado pelo jovem Bilawal, de 19 anos, afirmam que os perfis eram uma farsa. O seu pai, Asif Ali Zardari, é o vice-líder do partido.

O Facebook não explicou como concluiu que os perfis eram falsos, mas alegou ter recorrido a critérios para esta situação. “O Facebook tirou do ar dois perfis que seriam de Bilawal Bhutto depois que uma investigação apontou que não eram autênticos e violavam os termos de uso do site”, informou comunicado da empresa que repercutiu nas agências de notícias internacionais.

O site não deve apresentar uma queixa na Justiça contra os autores do trote.

Segundo a empresa, “o Facebook se utiliza de uma série de critérios para determinar se um perfil é autêntico, incluindo relatórios de usuários, conteúdo do perfil, o e-mail associado à conta em questão, há quanto tempo a conta foi aberta e suas comunidades na rede”.

Nos perfis, o falso Bilawal Bhutto, que estuda na universidade inglesa de Oxford, dizia que não era um líder nato. “Eu não sou um político ou um grande pensador. Sou simplesmente um estudante”.

Diversos veículos de comunicação usaram os falsos perfis para descrever Bilawal. As notícias sobre o trote levaram dois dias para aparecer.

“Eu faço coisas que os estudantes fazem, como erros, comer porcarias, assisto a Buffy [A Caça-Vampiros], mas o mais importante de tudo… aprendo”, diz a apresentação, reproduzida por jornais.

Desde que se tornou líder do partido, Bilawal se tornou objeto de vários grupos de discussão do Facebook. Uma foto dele com uma fantasia de diabo, reproduzida amplamente pela mídia, também foi retirada do Facebook.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!