Assédio Universal

Juíza nega pedido de pastor da Universal contra a Folha

Apesar de o jornal Folha de S.Paulo não circular na cidade de Caraperus (RJ), um pastor da Igreja Universal da cidade entrou com ação de indenização por danos morais contra o diário e a jornalista Elvira Lobato, devido à reportagem Universal chega aos 30 anos como império empresarial. O pedido de indenização foi negado. A juíza Elisabete Franco Longobardi entendeu que o texto não ofendeu o pastor Vanderlei Ferreira. Cabe recurso.

Essa é a décima ação na qual a Folha sai vitoriosa desde o começo da campanha de fiéis da Universal contra o jornal. Até terça-feira (26/2), 63 ações de indenização por danos morais haviam sido ajuizadas contra o jornal e a repórter Elvira Lobato, em Juizados Especiais de vários estados. De acordo com a Folha, os vários deslocamentos pelo país encarecem e dificultam a defesa.

Primeira a julgar uma ação de fiéis da Universal contra a Folha no estado do Rio, a juíza Elisabete Longobardi concluiu que não ficou demonstrada nenhuma ofensa à honra do pastor. Segundo a juíza, a reportagem não se referiu ao pastor nem à igreja em que ele atua.

“Parece-me estranho que num município onde o jornal Folha de S.Paulo não circula, os munícipes tenham adquirido o jornal e estejam abordando o requerente a fim de ofendê-lo”, escreveu a juíza na sentença. Apesar disso, a juíza não considerou que houve litigância de má-fé por parte do pastor.

No processo, o pastor pedia indenização por danos morais e direito de resposta proporcional ao agravo sofrido, alegando que a publicação faz alusão à prática de atos que denigrem a imagem da Igreja Universal do Reino de Deus. Em sua defesa, o jornal e a jornalista afirmaram que a reportagem publicada não menciona o nome do autor do processo e pedem que o mesmo seja condenado por litigância de má-fé, uma vez que foram ajuizadas por pastores e fiéis da Igreja Universal mais de 60 ações com o mesmo conteúdo desde a publicação.

Últimos 3 comentários


Clique aqui para ver todos os comentários

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 7/03/2008.
2/03/2008 22:23Miguel Ermétio Dias Jr (Advogado Autônomo - Civil)É uma brigada, uma revoada onde o discurso não ...
É uma brigada, uma revoada onde o discurso não pode proibir as letras, tal qual as letras pouco podem para mudar a lei e os costumes. O costume vem sempre do mais humilde, menos atento e mais suceptivel do teor do discurso. As letras nem mesmo ferem o mais humilde porque pouco delas importa. Numa disputa política do Estado de Mato Grosso, assumiu-se um ditado de que o pombo ia comer o gavião; lógico que o pombo não comeu o gavião! O importante é que quem decide está de toga. E, lê, interpreta e julga com sabedoria de resumir num " eles não sabem o que fazem" E, se no Alto da Compadecida cada católico que assistisse ajuizasse em face dos autores?? Liberdade sempre!!!
2/03/2008 14:58Adhemar Guedes (Estudante de Direito)Penso que agora, depois das sabias decisões dos...
Penso que agora, depois das sabias decisões dos magistrados em extinguir os processos sem o julgamento do mérito, pela inexistência de interesse processual, bem como a ilegitimidade, os fiéis irão abrir os olhos e deixar de ser ludibriados e manipulados (pelo menos nesse caso Folha X Universal) pelos expert na arte de dominar a mente dos fracos.
29/02/2008 11:12futuka (Consultor)Vamos ter a devida calma e aguardar ao final pa...
Vamos ter a devida calma e aguardar ao final para ver quem de fato cometeu um 'crime' perante a justiça!..se ninguém, a vida continua para todos os envolvidos, e aprendi que nada é mais justo que 'um dia atrás do outro', ou seja, o futuro sómente a Deus pertence! -Nós 'meros mortais' deveríamos nos respeitar mais, se assim fosse prolongaríamos a vida e de 'quebra' viveríamos mais contentes e felizes!