Guardião da ética

Pertence é o novo presidente da Comissão de Ética Pública

Autor

25 de fevereiro de 2008, 21h24

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sepúlveda Pertence é o novo presidente da Comissão de Ética Pública do governo Lula. Ele entra no lugar do economista e ex-ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira, nomeado para a Comissão em 2002. A informação é do blog do Noblat.

Pertence, que se aposentou em agosto do ano passado, já participava da comissão desde dezembro. A comissão tem sete vagas, mas só cinco delas estão preenchidas. A escolha do ex-ministro foi feita em uma votação informal antes do carnaval. Na reunião marcada para a próxima segunda-feira (3/3), a Comissão fará a escolha oficial do ex-ministro para presidente.

Segundo o blog do Noblat, Marques Moreira deve sair da comissão. Ele está contrariado porque o presidente Lula não tomou nenhuma decisão sobre Carlos Lupi, que é ministro do Trabalho e presidente do PDT. Parecer da comissão diz que Lupi não pode ficar nos dois cargos e recomendou que ele escolha um.

Criada em 1999, a comissão tem o trabalho de zelar pelo cumprimento do Código de Conduta da Alta Administração Federal e orientar os altos funcionários do governo para que atuem dentro da norma. Ela é vinculada à Casa Civil da Presidência.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!