Notícias
25 fevereiro 2008
Noticiário Jurídico
Notícias da Justiça e do Direito nos jornais desta segunda-feira
O Brasil rejeitará o pedido da Justiça italiana para prender, com fins de extradição, militares e policiais brasileiros acusados por seqüestro, execução e desaparecimento de cidadãos italianos, militantes de esquerda, que combatiam as ditaduras da América do Sul na década de 70. De acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o encaminhamento do caso já está definido pelo Ministério da Justiça, que tem um parecer contrário à prisão e extradição dos acusados, a ser enviado ao Supremo Tribunal Federal.
Disque-denúncia
O jornal O Estado de S.Paulo informa, ainda, que a OAB na Paraíba reativará até a primeira quinzena de março o disque-denúncia gratuito para fiscalização de crimes eleitorais que venham a ser cometidos neste ano de eleição municipal. As denúncias serão recebidas pela OAB, que fará triagem e as encaminhará ao Ministério Público Eleitoral.
CLT em pauta
O Valor Econômico informa que o debate sobre a CLT será promovido por uma comissão do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), que elabora um anteprojeto de lei sobre a matéria. A decisão do Ministério — comunicada por ofício à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — tranqüiliza em parte a entidade. Isto porque a Ordem é contra o Projeto de Lei 1.987, de 2007, em tramitação especial na Câmara dos Deputados, e que estabelece as primeiras alterações na legislação trabalhista. Para a OAB, porém, as propostas de alteração da CLT, mesmo que em âmbito ministerial, são precipitadas e podem trazer graves prejuízos aos trabalhadores
Participação nos lucros
Reportagem do jornal DCI informa que o número de consultas de empresas interessadas em formular um programa de Participação de Lucros e Resultados (PLR) tem aumentado nos escritórios de advocacia. A principal vantagem encontrada no plano é que, além de estimular a produção dos empregados, não há a incidência de encargos trabalhistas e previdenciários nestes valores.
No Pompeu, Longo, Kignel & Cipullo Advogados (PLKC) a demanda aumentou em 15% no ano passado com relação a 2006. O Zilveti e Sanden Advogados fez sete planos de PLR no ano passado, um aumento significativo com relação ao do ano anterior, em que apenas uma empresa havia demonstrado interesse.
Inscrições abertas
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região abriu as inscrições para o X Concurso Nacional de Monografias. Serão premiados trabalhos com os temas "A contribuição da Justiça Federal para a construção da sociedade brasileira", para a categoria profissional e "Atuação da Justiça Federal após a Constituição de 1988: impactos sociais", para a categoria universitária. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março pelo endereço www.trf1.gov.br.
Produto maquiado
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor Econômica (DPDC) da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça multou a Masterfoods do Brasil Alimentos em R$ 472,9 mil por causa da redução da quantidade da ração canina Pedigree para filhotes, de 1,5 kg para 1 kg, sem a informação destacada na embalagem do produto, ou seja, por "maquiar" o produto.
“A simples indicação do novo peso do produto sem outra advertência expressa não informa de maneira clara e ostensiva a alteração, não sendo assim respeitado o direito à informação, de acordo com o artigo 31, do Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o diretor do DPDC, Ricardo Morishita. A empresa ainda pode recorrer no prazo de dez dias após a notificação da punição. A reportagem é do jornal DCI.
Downloads ilegais
A Grã-Bretanha vai impor uma legislação sobre os provedores de serviço de internet (ISP) em abril de 2009 se eles não cooperarem com a indústria musical e cinematográfica para coibir downloads ilegais, afirmou o governo na sexta-feira. O governo emitiu um comunicado estratégico sobre o problema do compartilhamento ilegal de arquivos depois que os dois lados falharam em chegar a um acordo voluntário sobre a melhor forma de lidar com a questão. O comunicado afirma que o governo ainda prefere uma solução voluntária, mas que irá começar a consultar uma possível legislação sobre o tema ainda este ano. A informação é da Gazeta Mercantil.
Manobra no Orçamento
A Folha de S.Paulo informa que a Comissão Mista do Orçamento no Congresso, formada por 20 deputados federais e sete senadores, fez uma série de manobras, desde setembro do ano passado, para conseguir enxertar um anexo inteiro de "metas e prioridades" no Orçamento da União de 2008 que não constava na proposta enviada pelo governo federal.
De acordo com a reportagem, o anexo provocará gastos de R$ 534 milhões em obras que atenderão as bases eleitorais dos parlamentares. O valor entrou no relatório final do Orçamento, apresentado na semana passada e prestes a ser votado no Congresso, sob a denominação genérica de "emendas do relator-geral", do deputado federal José Pimentel (PT-CE).
Revista Consultor Jurídico, 25 de fevereiro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 19/02/2008 Uruguai devolve 31 pedidos de extradição
- 19/02/2008 Processo Civil só vale em ação trabalhista se CLT é omissa
- 16/01/2008 Projeto de Lei muda CLT para agilizar ação trabalhista
- 05/01/2008 Espanha também vai pedir extradição de brasileiros
- 30/12/2007 Operação Condor não pode romper paradigmas legais
- 30/12/2007 Itália pode investigar repressão a descendentes no Brasil
- 26/12/2007 Mesmo que Itália peça, Brasil não extraditará brasileiros
- 26/12/2007 Juiz da Itália manda prender treze brasileiros
- 07/12/2007 PF prende três eleitores que tentavam fraudar revisão
- 22/11/2007 Projeto de Lei prevê voto em trânsito e foto no título
- 09/11/2007 STF recebe inscrições para concurso de monografia
- 06/11/2007 IDP promove Congresso de Direito Constitucional
- 08/10/2007 Ministério da Justiça promove concurso de monografias
- 27/09/2007 IDP promove IV Concurso de Monografias Jurídicas
- 18/09/2007 Cesa tem concurso de monografia sobre Direito Ambiental
- 07/09/2007 Um em cada seis parlamentares responde ação no STF
- 20/08/2007 Download de filmes e livros para uso privado não é crime
- 01/08/2007 Baixar música pela internet não é execução pública
- 29/05/2007 Legislador acompanha lentamente a evolução da sociedade
- 19/03/2007 Brasileiros com direitos políticos suspensos são 500 mil
- 03/11/2006 Músicas baixadas sem pagamento de download geram ação
- 04/10/2006 Supremo recebe denúncia contra deputados federais
- 10/06/2006 Deve haver equilíbrio entre troca de arquivo e direito autoral
- 06/07/2005 Internet é uma máquina de violar direitos autorais
- 05/07/2005 Não há conflito entre novas tecnologias e direito autoral
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 04/03/2008.