Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Operação Condor

Uruguai devolve 31 pedidos de extradição da Operação Condor

A Justiça do Uruguai devolveu à Itália 31 pedidos de extradição de acusados de participarem de crimes praticados durante a ditadura militar do país nos anos 1970. Os pedidos chegaram a Montevidéu através da Interpol, quando deveriam ter sido enviados por vias diplomáticas, informa a Agência Brasil.

Os nomes dos acusados não foram revelados. Os pedidos fazem parte de outros 108 similares enviados à Argentina, Brasil, Chile e Paraguai, vinculados à Operação Condor.

O objetivo da Justiça da Itália é esclarecer o seqüestro e assassinato de 25 cidadãos de origem italiana no período militar. Na época, foi registrado o desaparecimento de milhares de opositores. A Operação Condor foi aliança político-militar entre regimes sul-americanos montada no início dos anos 70 para coordenar a repressão a opositores.

Em dezembro de 2007, diante do pedido da Justiça italiana para extradição de 13 brasileiros supostamente envolvidos na operação, o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, lembrou que a extradição de cidadãos nascidos no Brasil para julgamento em tribunais internacionais é vedada pela Constituição.

Segundo o ministro, a lei prevê possibilidade de extradição apenas para brasileiros naturalizados e em duas situações: no envolvimento com o tráfico de drogas ou em crimes comuns cometidos antes do processo de naturalização.

Revista Consultor Jurídico, 19 de fevereiro de 2008, 0h01

Comentários de leitores

1 comentário

Essa 'interpol' está tão 'derrubada' não! Meu ...

futuka (Consultor)

Essa 'interpol' está tão 'derrubada' não! Meu Deus querer mostrar serviço nestas alturas do acontecimento é demais, caiu no descrédito em meu entendimento. Alguns 'arrogantes'(europeus) imaginam que na América do Sul ainda governam os caciques índigenas. Ainda mais quando 'ouvem' alguns meninos-da-terra colocando 'apelidos'(pseudonimos) em nossa Pátria como se fosse uma permanente piada, quanta falta de respeito e isso só pode ser levado mesmo na brincadeira, não é! O ACORDO (MUITO BEM PAGO PARA OS QUE NÃO SABEM)COM ESSE ORGANISMO INTERNACIONAL JÁ FOI BOM - HOJE - NADA MAIS É DO QUE PARA SERVIR A INTERESSES PESSOAIS, OU SEJA A 'MEIA DÚZIA', ESSA É A MINHA OPINIÃO.

Comentários encerrados em 27/02/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.