Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Rede de fraudes

Ministério Público alerta sobre falsas intimações por e-mail

O Ministério Público Federal não faz intimações por e-mails. Este é o alerta do MP aos usuários de internet, que estão recebendo mensagens falsas com um brasão inexistente da instituição.

A entidade identificou a fraude depois que a Procuradoria Geral da República foi procurada por pessoas que receberam e-mails em nome do MPF. As mensagens trazem supostas intimações para audiências.

O MPF ressalta que as intimações pela internet não existem e os procedimentos investigatórios a que se referem são falsos. Ao serem clicados, os e-mails instalam um programa que invade o computador e rastreia informações como senhas. O MPF recomenda que a mensagem seja apagada.

Segundo o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil, este tipo de fraude ocorre por meio de mensagem supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida e que procura induzir o acesso às páginas falsas criadas para furtar dados pessoais dos usuários.

As mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra foi criada pelos fraudadores para designar como “iscas” os e-mails que são usados para “pescar” dados.

Revista Consultor Jurídico, 19 de fevereiro de 2008, 0h00

Comentários de leitores

1 comentário

Demoraram para perceber*, não é!..mais enfim va...

futuka (Consultor)

Demoraram para perceber*, não é!..mais enfim valeu CONJUR pela sensatez de publicar este fato, que sem dúvida deve colaborar ainda com os que não sabiam. (*)O mpf já deveria ter alertado através de sua 'parceira' a mídia.

Comentários encerrados em 27/02/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.