Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Separação nos Balcãs

Líder da província de Kosovo declara independência da Sérvia

Líderes da província de Kosovo, de maioria albanesa, declarou neste domingo (17/2), a independência da região. A declaração foi lida no Parlamento pelo primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaci. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Na capital Pristina, os 109 parlamentares presentes à sessão extraordinária votaram a favor da independência. Onze membros de etnias minoritárias do Parlamento, incluindo os sérvios, não compareceram. Kosovo será o sexto estado surgido da antiga Iugoslávia desde 1991, depois de Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia e Montenegro.

A declaração de independência foi unilateral, já que a Sérvia, apoiada pela Rússia, não pretende desistir do território. Menos de 120 mil dos sérvios remanescentes em Kosovo vivem no norte da província, enquanto os demais estão em encraves protegidos por forças de manutenção da paz da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O Conselho de Segurança da ONU se reunirá neste domingo, a pedido da Rússia, para abordar a situação criada após a declaração de independência de Kosovo.

Revista Consultor Jurídico, 17 de fevereiro de 2008, 17h39

Comentários de leitores

1 comentário

Essa "moda" vai pegar e proliferar ! ! ! O q...

A.G. Moreira (Consultor)

Essa "moda" vai pegar e proliferar ! ! ! O que o mundo da "democracia" e dos "direitos humanos" poderá fazer contra os povos regionais, que quiserem "governar a sua vida" ? ? ?

Comentários encerrados em 25/02/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.