Má gestão

Juiz afasta os três administradores da VarigLog e nomeia outro

Autor

15 de fevereiro de 2008, 19h19

Os três administradores da VarigLog — Marco Antônio Audi, Marcos Michel Haftel e Luiz Eduardo Gallo — foram afastados. A determinação partiu do juiz da 17ª Vara Cível de São Paulo, José Paulo Magano, nesta sexta-feira (15/2). O juiz nomeou como administrador judicial o engenheiro José Carlos Rocha Lima.

Marco Antônio Audi não esperou nem ouvir a sentença do seu afastamento. Ele se retirou da sala de audiência e não voltou mais. O juiz fez constar o incidente no termo de audiência.

O pedido de afastamento foi feito pela Volo Logistics LLC, empresa controlada pelo Fundo Matlin Patterson, sócio da VarigLog no Brasil, que pediu o afastamento dos sócios brasileiros por má gestão e desvio de recursos.

Nos últimos meses, a VarigLog teve sua situação agravada com o arresto de diversas aeronaves por falta de pagamento, além da suspensão dos serviços de manutenção, pelo mesmo motivo. Além disso, funcionários e fornecedores reclamam que não estão recebendo o que a empresa lhes deve. Os administradores da VarigLog também são acusados pelo Fundo Matlin Patterson de não pagar a parte que cabia ao fundo na venda da Varig para a Gol.

“O fato é que existe uma situação financeira calamitosa”, considerou o juiz. Para ele, “a precariedade econômica da Volo do Brasil S.A. e seu principal ativo (a VarigLog) é incontroversa”. O juiz mostrou preocupação com a situação dos empregados e fornecedores da companhia. “Os interesses da sociedade não se limitam aos dos contratantes, englobando outros que derivam do ambiente empresarial, contribuindo para sua efetivação, seja incorporado por empregados, fornecedores ou credores.”

Para o juiz, “não existe mais a convergência de interesses entre as partes. Não há qualquer possibilidade de manutenção dessa convergência”.

Veja aqui a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!