Gigante da informação

Cade aprova venda da Reuters para a Thomson

Autor

13 de fevereiro de 2008, 20h09

A venda da agência de notícias Reuters para o grupo canadense Thomson Corporation foi aprovada, nesta quarta-feira (13/2), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A informação foi divulgada pela repórter Isabel Sobral, da Agência Estado.

Segundo a Agência Estado, a venda foi aprovada sem restrições. De acordo com notícias publicadas, a Thomson ofereceu €13 bilhões pela Reuters. A notícia dá conta de que a venda da Reuters para a Thompson foi anunciada em maio de 2007 e teve de ser julgada também pelos órgãos de defesa da concorrência brasileiros porque as duas empresas têm participação no mercado nacional.

As duas agências, juntas, podem ser tornar a número um mundial da informação financeira e superar a americana Bloomberg. Segundo o relator do processo no Cade, Ricardo Cueva, a análise do impacto da fusão segmentou alguns serviços e apenas em dois mercados foi constatada uma concentração de participação de mercado, superior a 20%.

A Agência Estado conta que esses dois mercados são de administradores de patrimônio e bancos de investimentos. “No entanto constatou-se que quase não existem barreiras na entrada de novos concorrentes nesse mercado, e por isso considero que não há risco à concorrência, por causa da operação”, afirmou Cueva.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!