Poder feminino

Silvia Zarif é a primeira mulher a presidir TJ da Bahia

Autor

8 de fevereiro de 2008, 23h01

A desembargadora Silvia Zarif, de 57 anos, foi empossada presidente do Tribunal de Justiça da Bahia em cerimônia que aconteceu na manhã desta sexta-feira (8/2). Segundo o jornal A Tarde, é a primeira vez que uma mulher preside o Poder Judiciário no Estado.

Dos 27 Tribunais de Justiça, somente Bahia, Acre, Pará e Rondônia têm uma mulher ocupando a presidência. A nova Mesa Diretora do TJ, composta por cinco membros, incluindo a presidente, conta com mais três desembargadoras: Lealdina Torreão (primeira vice-presidente); Telma Brito (corregedora-geral da Justiça) e Maria José Sales Pereira (corregedora do interior). A segunda presidência é ocupada pelo desembargador Jerônimo dos Santos no biênio 2008/2009.

“A responsabilidade aumenta, por ser a primeira mulher, porque a expectativa é grande. Na realidade, não podemos fazer milagres, mas vamos nos empenhar, como sempre fizemos, em todas as atividades como mulheres, em desempenhar mais este papel na direção do poder Judiciário na Bahia”, disse Silvia em entrevista coletiva após a cerimônia de posse.

O maior desafio da desembargadora é agilizar o Judiciário baiano, considerado um dos mais lentos do país. Segundo a presidente, o quadro de funcionários do Tribunal é pequeno, mas não há recurso para aumentá-lo nesse momento. Silvia promete implantar um Plano Diretor do Judiciário com objetivo de melhorar o atendimento do TJ.

Participaram do evento, o governador Jaques Wagner, o presidente da Assembléia Marcelo Nilo e o prefeito de Salvador João Henrique Carneiro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!