Notícias
8 fevereiro 2008
Inércia do Estado
Menina de 14 anos está presa em cadeia masculina em Goiás
O representante da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Firmino Fecchio, confirmou que uma menina de 14 anos está presa na Cadeia Pública de Planaltina (GO) junto com outros 110 homens. A Secretaria tenta negociar com o juiz local uma solução para o caso. Ela está presa há 13 dias e foi detida depois de um furto em uma farmácia. As informações são da Agência Brasil.
Segundo Fecchio, o local não é adequado para reclusão da menina e sua transferência para outra cidade que tenha centro de reabilitação de jovens é uma das possibilidades. Além disso, ele afirmou que a Secretaria vai tentar localizar a família da menina.
O diretor da cadeia, Reinaldo da Rocha Brito, confirmou que além da adolescente mais três mulheres estão presas no mesmo pavilhão que os homens, embora em celas distintas. A cadeia tem capacidade para 49 homens, mas atualmente existem 110 presos. A unidade foi construída para abrigar presos que aguardam julgamento.
Brito afirmou para a Agência Brasil que não existe na cidade nenhuma cadeia feminina nem centros para jovens em conflito com a lei e garantiu que as celas e o horário de banho de sol de homens e mulheres são separados.
O agente prisional Flávio Alessandro Pimentel disse que apenas dois policiais cuidam da segurança dos 110 homens em cada turno, trabalhando 24 horas e folgando 72. Outros três cuidam dos serviços administrativos. Ele reclama que as condições são precárias e são necessários investimentos.
“Você faz o que dá conta e o que a lei permite, porque o preso tem o direito a ela. A gente faz esse trabalho preventivo, que é o que a gente pode fazer hoje no sistema prisional de Goiás, que é uma decadência. O sistema prisional de Goiás é falido, a gente não recebe apoio nenhum. Primeiro precisamos de estrutura de trabalho. A gente anda empurrando viatura por aí”.
O diretor da cadeia disse que o número de agentes é insuficiente e uma obra de ampliação do prédio está paralisada por falta de verbas.
Em novembro do ano passado, o Conselho Tutelar de Abaetetuba (PA) apresentou o caso de uma garota de 15 anos que ficou presa por quase um mês em uma cela com 20 homens. Ela era obrigada pelos presos a manter relações sexuais em troca de comida. Em dezembro, o corregedor-nacional de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, determinou a abertura de procedimento disciplinar para apurar se a Justiça do Pará tem responsabilidade sobre o caso da menor.
Revista Consultor Jurídico, 8 de fevereiro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 05/12/2007 Órgão do MJ pede ação criminal contra autoridades do Pará
- 05/12/2007 Juíza que deixou presa em cela masculina pode ser afastada
- 30/11/2007 Caso da menina presa com homens virou jogo de empurra-empurra
- 22/11/2007 OAB e autoridades discutem falhas nas prisões do PA
- 21/11/2007 Policiais são punidos por deter menina em cela masculina
- 20/11/2007 Menina de 15 anos fica presa em cela com 20 homens
Comentários
Comentários de leitores: 9 comentários
Aos críticos referente ao título da matéria! A...
Deveria ser preso quem colocou este título a ma...
-"CELAS DISTINTAS ..HMMM!" De nôvo..!! Mais ...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 16/02/2008.