Notícias
23 dezembro 2008
Acusação de corrupção
Ação sobre desvio de verba no TRT-SP deve prosseguir
O Superior Tribunal de Justiça determinou o seguimento da ação que resultou na condenação do empresário sócio da Construtora Incal José Eduardo Correia Teixeira por envolvimento com o desvio de verbas para a construção do fórum trabalhista de São Paulo. A suspensão foi determinada por uma liminar dada pelo ministro Ari Pargendler, em julho de 2007. A mesma medida será aplicada ao empresário Luiz Estevão.
Em primeira instância, Teixeira foi absolvido. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região atendeu a apelação e o condenou por participação no esquema de corrupção que condenou ainda o empresário e também sócio da Incal Fábio Monteiro de Barros Filho e o juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto. A relatora foi a desembargadora federal Suzana Camargo.
Contra a condenação, a defesa de Teixeira ingressou com Recurso Especial e Extraordinário, os quais não foram admitidos pela mesma desembargadora federal. Desta vez, na posição de vice-presidente do TRF-3. Para chegarem às instâncias superiores, esses recursos devem passar pela análise de admissibilidade no tribunal de segunda instância.
Contra a participação da mesma desembargadora no julgamento da apelação e da análise de admissão dos recursos, a defesa de Teixeira ingressou com Habeas Corpus no STJ. Alegou que a desembargadora federal, por ter sido relatora, estaria impedida de analisar a possibilidade de subida dos recursos.
Ao analisar o mérito do pedido, a 6ª Turma do STJ, acompanhou, por unanimidade, o voto da relatora, desembargadora convocada Jane Silva. Ela destacou que o caso não se enquadra nas hipóteses de impedimento previstas em lei (artigo 252 do Código de Processo Penal). A norma proíbe, entre outros, a participação do juiz no mesmo processo em instâncias diferentes.
A desembargadora Jane Silva concluiu que não configura impedimento a participação em momentos diferentes, mas na mesma instância, como no caso. Para ela, a atuação da desembargadora federal não comprometeu o exame de admissibilidade dos recursos. Além disso, há recurso próprio para contestar a não-admissão dos recursos: o Agravo de Instrumento endereçado ao STJ.
O curso do processo foi retomado no dia 19 de dezembro, data em que foi publicado o acórdão do Habeas Corpus, no dia seguinte ao do julgamento.
HC 87.132
Revista Consultor Jurídico, 23 de dezembro de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 22/12/2008 Arquivado pedido de liberdade de Nicolau dos Santos Neto
- 07/11/2008 Nicolau dos Santos pede revogação de prisão preventiva
- 16/10/2008 STJ mantém condenação de Nicolau dos Santos Neto
- 06/10/2008 Corte Especial julgará ação de Nicolau dos Santos Neto
- 04/09/2008 Empresário que construiu prédio do TRT-SP é solto pelo STF
- 30/08/2008 SBT se livra de indenizar Nicolau por chamá-lo de ladrão
- 12/08/2008 Acusado de desviar verbas do TRT-SP terá novo julgamento
- 08/08/2008 Nicolau dos Santos Neto não consegue revogar prisões
- 30/07/2008 Empresário acusado de desvio de verba fica preso
- 27/06/2008 STJ garante liberdade de empresário condenado por fraude
- 19/06/2008 Juíza manda prender empresário envolvido no caso TRT-SP
- 12/06/2008 MPF pede prisão cautelar de ex-sócios de empreiteira
- 06/06/2008 Supremo nega liberdade a condenado por desvio de verbas
- 05/12/2007 MPF pede rigor na prisão domiciliar de ex-juiz Nicolau
- 28/11/2007 Justiça mandar devolver milhões desviados do TRT-2
- 02/10/2007 STJ analisa quem deve julgar pedido de Nicolau
Comentários
Comentários de leitores: 1 comentário
até hoje.... Ou seja, teremos sustentado TRibu...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 31/12/2008.