Venda de sentença

Desembargadores afastam presidente do TJ do Espírito Santo

Autor

11 de dezembro de 2008, 15h10

Depois de duas horas e meia reunidos em sessão secreta nesta quinta-feira (11/12), 20 dos 24 desembargadores do Tribunal de Justiça do Espírito Santo decidiram afastar da presidência da instituição o desembargador Frederico Guilherme Pimentel, preso na última terça com outros dois desembargadores sob a acusação de negociar sentenças. A informação é do jornalista Marcelo Auler no site do Estadão.

Os desembargadores são investigados pela Polícia Federal por crimes contra a administração pública e da Justiça, na chamada Operação Naufrágio. Na sessão plenária desta quinta-feira, os desembargadores também anunciaram o afastamento do juiz Frederico Luiz Scheider Pimentel, filho do presidente afastado, que também foi preso. Processo administrativo disciplinar foi aberto para apurar sua responsabilidade nos fatos denunciados pela PF.

Outra afastada pelos desembargadores foi a cunhada do juiz, Bárbara Pignaton Sarcinelli, que respondia pela diretoria de distribuição de processos. Ela também responderá a processo disciplinar. Só não participaram da sessão os três desembargadores presos e o corregedor do Tribunal, Romulo Taddei, que está de férias e não retornou a Vitória para a sessão.

Ainda de acordo com o texto, 20 desembargadores vão pedir à ministra do Superior Tribunal de Justiça Laurita Vaz, relatora do inquérito que investiga a cúpula da Justiça capixaba, que se posicione pelo afastamento ou não dos três desembargadores presos de suas funções na magistratura.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!