Notícias
7 agosto 2008
Extensão do benefício
STJ decide nesta quinta-feira se reduz pena de Suzane Richthofen
A 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça decide, nesta quinta-feira (7/8), se Suzane Richthofen terá sua pena reduzida. No pedido de Habeas Corpus, a defesa quer o reconhecimento da atenuante da confissão, considerada para a redução das penas dos co-réus Daniel e Christian Cravinhos, também condenados pela morte dos pais da jovem. O crime ocorreu em 2002.
O ministro Nilson Naves, da 6ª Turma, terá de apresentar aos demais integrantes da Turma seu posicionamento sobre o Habeas Corpus. O pedido de vista de Naves interrompeu o julgamento no semestre passado.
Os ministros da 6ª Turma estão analisando o argumento da defesa de que, apesar de a confissão ter sido considerada para reduzir as penas dos irmãos Cravinhos, em relação a Suzane somente foi considerada a menoridade relativa, atenuante aplicável aos indivíduos que tenham entre 18 e 21 anos quando do cometimento do crime. Na data do assassinato, Suzane tinha 19 anos. Para a defesa da jovem, isso caracterizaria “flagrante violação do princípio da proporcionalidade e do da isonomia”.
O relator do caso, ministro Og Fernandes, votou pelo não-conhecimento do pedido. Para ele, a tese não foi discutida no Tribunal de Justiça de São Paulo. Assim, a análise do STJ acarretaria supressão de instância, pois a tese não teria sido argüida na apelação. A desembargadora convocada Jane Silva acompanhou o voto do relator. Ainda aguardam para votar os ministros Paulo Gallotti, Nilson Naves e Maria Thereza de Assis Moura.
Suzane foi condenada a 39 anos de prisão por ter participado do assassinato dos seus pais. Ela está presa na Penitenciária de Tremembé, São Paulo. Suzane, seu namorado, Daniel Cravinhos, e o irmão dele, Christian Cravinhos, confessaram que assassinaram Marisia e Mandred Von Richthofen, com golpes de barra de ferro, na casa em que a família morava.
HC 110.746
Revista Consultor Jurídico, 7 de agosto de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 05/08/2008 STJ nega liberação de herança para Suzane Richthofen
- 31/07/2008 STJ decide se reduz pena de Suzane Richthofen
- 04/07/2008 STJ vai analisar redução de pena de Suzane Richthofen
- 19/05/2008 Suzane reclama que TJ-SP perdeu peças de processo
- 06/05/2008 Suzane Richthofen não consegue atenuar pena
- 15/04/2008 Defesa de Suzane Richthofen tenta anular julgamento
- 02/04/2008 TJ-SP rejeita ação contra promotores do caso Suzane
- 16/01/2008 Suzane Richthofen tenta anular condenação no STJ
- 22/11/2007 STF nega pedido de relaxamento de prisão de Suzane
- 22/11/2007 TJ de São Paulo mantém condenação de Suzane
- 21/11/2007 TJ-SP decide na quinta se anula júri de Suzane Richthofen
- 14/11/2007 Celso de Mello nega pedido de HC de Suzane Richthofen
- 13/11/2007 Supremo decide até quarta se dá liberdade a Suzane
- 02/11/2007 Suzane pode deixar prisão em três meses, diz advogado
- 26/09/2007 Suzane Richthofen quer R$ 950 mil de indenização
- 08/08/2007 Marco Aurélio vota para libertar Suzane Richthofen
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Essa 'jovenzinha coitadinha' ainda tem muita le...
Isso aí! Reduzam a pena dessa desclassificada, ...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 15/08/2008.