Novo ministro

Advogado Henrique Neves toma posse como substituto no TSE

Autor

6 de agosto de 2008, 1h00

Tomou posse nesta terça-feira (5/8) o novo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, Henrique Neves. Ele foi nomeado para atuar na ausência de integrante efetivo que tenha como origem a advocacia. Henrique Neves é advogado com experiência na área eleitoral, especialmente nos tribunais superiores, e integra o Instituto dos Advogados Eleitorais do Brasil (Ibrade).

Ao empossar o novo ministro, o presidente do TSE, Carlos Britto, fez referência à carreira dele, que se formou pela Universidade de Brasília e atua como advogado desde 1988, além de ser vice-diretor da escola de judiciária eleitoral desde 2003.

“É como se o destino estivesse presenteando a Constituição [que completa 20 anos em outubro] aniversariante com essa concretização do processo eleitoral, que todos nós sabemos, é o ponto mais alto e o ponto mais luminoso da democracia representativa”, disse Britto sobre a chegada de Neves.

Henrique Neves agradeceu a presença dos convidados para a posse, em especial seu pai, o jurista Célio Silva, e seu irmão Fernando Neves, que já integraram o TSE. “São exemplos que quero seguir”, afirmou.

Participaram da cerimônia de posse os ministros Eros Grau, Arnaldo Versiani, Marcelo Ribeiro, Caputo Bastos, Felix Fischer, o ministro aposentado Sepúlveda Pertence, entre outros advogados renomados.

O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes dentre os ministros do Supremo Tribunal Federal, outros dois juízes dentre os ministros do Superior Tribunal de Justiça e dois advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!