Operação Santa Tereza

Operação da PF investiga tráfico de mulheres e fraude no BNDES

A Polícia Federal de São Paulo prendeu na manhã desta quinta-feira (24/4) nove pessoas acusadas de praticar crimes de tráfico local e internacional de mulheres, de explorar prostituição e de participar de fraudes na ocncessão de empréstimos do BNDES. Foram emitidos 11 mandados de prisão e 18 ordens de busca e apreensão na chamada Operação Santa Tereza.

Segundo a PF, as investigações começaram em dezembro de 2007 para apurar denúncias sobre uma suposta quadrilha que explorava o tráfico de mulheres e a prostituição em São Paulo. A polícia diz que investigados mantêm uma casa de prostituição de alto luxo em São Paulo e que a mantinham em funcionamento à custa de suborno pago aos fiscais da administração pública.

No decorrer da apuração, descobriu-se o suposto esquema de desvio de verbas de financiamentos do BNDES. De acordo com a PF, dois financiamentos do BNDES neste ano foram fraudados. Em um deles foi emprestado R$ 130 milhões a uma prefeitura paulista. No outro, uma grande empresa do ramo varejista recebeu R$ 220 milhões. Cerca de 4% dos valores foram desviados dos empréstimos, diz a polícia.

Os empréstimos são pagos de forma parcelada. O desfalque de dinheiro é justificado ao BNDES com a apresentação de notas fiscais falsas de serviços de consultoria empresarial, segundo a PF. Pelo menos, outras duas prefeituras de São Paulo estão envolvidas no esquema, diz a polícia. O grupo de pessoas envolvidas no esquema de fraudes no banco estatal de investimentos, segundo a PF, seria composto por empresários, advogados e servidores públicos.


Últimos 3 comentários


Clique aqui para ver todos os comentários

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 2/05/2008.
25/04/2008 16:44Silvio Curitiba (Advogado Associado a Escritório)Obrigo-me a plagiar: "Avante PF". Sem implicar...
Obrigo-me a plagiar: "Avante PF". Sem implicar em juízo de valor, pré-juízo, prejulgamento: É bom ver caindo na rede peixes graúdos, não só bagrinhos.
24/04/2008 19:32Renério (Advogado Sócio de Escritório)Prerrogativa não é regalia. A proteção não é do...
Prerrogativa não é regalia. A proteção não é do Advogado, e sim dos documentos e processos que lhe é confiado sob a proteção da lei. Não gosta da Lei, vá ao Congresso. Mandado Genérico não autoriza invadir escritório de Advogacia.
24/04/2008 18:19João (Outros)Pq ingressar em escritório de advocacia se trad...
Pq ingressar em escritório de advocacia se traduz em 'mexer em vespeiro'? Existindo mandado de busca e apreensão, não há mal algum. Em caso de flagrante delito, também. Eu sou bacharel em direito e prezo muito a classe, mas não entendo porque alguns advogados teimam em gozar de regalias que a população, em geral, não goza. Afora uns picaretas privilegiados, não há porque criar privilégios como a OAB tenciona por meio de projetos de lei que tramitam no Congresso. Isso representa regalia que só se vê nesse país de bacharéis. Advogado honesto não aceita, não liga, é contra essas baboseiras. A maioria preza o nome e a profissão que tanto ama. Uns poucos, que vivem entre as capitais, às custas do órgão de classe, a OAB, é que se interessam por essas filigranas e picaretagens, até porque almejam, via quinto, gozar dessas regalias. Logo, ingresso em escritório de advogado, juiz, promotor, deputado, senador nada significa, acaso seja necessário.