Notícias
22 abril 2008
Cobrança de tributo
Incidência de tributo só pode ser tratada em lei complementar
Hipóteses de incidência de tributo só podem ser tratadas por meio de lei complementar. O entendimento é do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Os desembargadores, por maioria de votos, declararam inconstitucional a Portaria 263/2000, da Secretaria de Fazenda, que alterou a incidência do ICMS no Distrito Federal. A declaração de inconstitucionalidade tem efeitos apenas nos limites do processo em que a questão foi debatida, mas abre precedente sobre a matéria.
Os desembargadores decidiram a questão com base no artigo 146, inciso III, alínea a, da Constituição Federal, que restringe a base legal para a cobrança. Segundo a regra, “cabe à lei complementar: estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre: a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta Constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes”.
A discussão começou no processo movido por uma empresa do ramo alimentício. A empresa questionou o fato de ter de pagar antecipadamente o ICMS, com base em uma portaria, que é um ato administrativo, e não uma lei. O debate gerou um incidente dentro dos autos, chamado Argüição de Inconstitucionalidade.
O Distrito Federal defendeu a manutenção do pagamento antecipado. De acordo com a procuradoria, o depositário de mercadorias é um substituto tributário e, nessa condição, também é responsável pelo recolhimento do ICMS. As duas teses chegaram até o Superior Tribunal de Justiça, em grau de recurso. A decisão tomada pelo STJ foi a de determinar ao próprio TJ-DF a análise da causa.
Processo 2007.00.2.010051-4
Revista Consultor Jurídico, 22 de abril de 2008
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 21/03/2008 Propostas para reforma tributária continuam emperradas
- 02/03/2008 É ilegítimo imposto sobre royalty pago à franqueadora
- 14/02/2008 ISS deve ser cobrado sobre serviços de cartórios
- 10/01/2008 Aumento de IOF também é questionado pelo PSDB no STF
- 28/12/2007 Com ou sem CPMF, é preciso pensar numa reforma tributária
- 28/10/2007 Não há repristinação se lei revogada apenas alterou original
- 25/10/2007 Placar fica empatado, mas julgamento é adiado no STF
- 05/10/2007 Incide Imposto de Renda sobre migração de plano previdenciário
- 05/09/2007 Incide Imposto de Renda sobre indenização
- 03/08/2007 Supremo mantém isenção de Cofins em fase de execução
- 03/06/2007 Isenção do ICMS tem de ser expressa, decide STJ
Comentários
Comentários de leitores: 0 comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 30/04/2008.