Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Novo assédio

Fiéis da Igreja Universal entram com ações contra O Globo

Quatro fiéis da Igreja Universal entraram com ações na Justiça, pedindo indenização por danos morais, contra o jornal O Globo. A notícia é do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a Folha, os fiéis alegam que se sentiram ofendidos pela reportagem Igreja Universal tenta intimidar jornalistas, publicada pelo jornal fluminense em 14 de fevereiro.

O texto informava que dezenas de fiéis e pastores da igreja entraram na Justiça contra a Folha e a jornalista Elvira Lobato, autora da reportagem a Universal chega aos 30 anos como império empresarial, publicada em 15 de dezembro de 2007, sobre o patrimônio da Universal. Os pedidos de indenização, com muitos parágrafos idênticos, são apresentados em juizados especiais em vários estados, dificultando a defesa.

Nas ações movidas contra o O Globo, distribuídas nos dias 3, 7 e 12 de março, os fiéis são representados pelo mesmo escritório de advocacia. Eles reivindicam indenização porque a reportagem teria “denegrido a imagem e a honra, discriminando a Igreja Universal”.

O diretor de redação de O Globo, Rodolfo Fernandes, disse que os processos contra o jornal seguem a mesma lógica dos que os que os fiéis da Igreja Universal movem contra a Folha e o Extra. “Não se dão ao trabalho nem de mudar os textos”, afirmou. Contra a Folha já foram ajuizadas 77 ações em nome de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Do total, 23 foram julgadas, todas favoráveis ao jornal.

Revista Consultor Jurídico, 6 de abril de 2008, 10h55

Comentários de leitores

15 comentários

A continuar assim, só elogios serão permitidos...

Plinio Gustavo Prado Garcia (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

A continuar assim, só elogios serão permitidos. Crítica, não! Ainda bem que temos um Judiciário e uma Constituição que nos garantem o direito de opinar, de discordar, de manifestar o pensamento! Plínio Gustavo Prado Garcia Advogado em São Paulo www.pradogarcia.com.br

Já pensou se a moda pega? A Igreja Católica se...

marcomesquita (Estagiário)

Já pensou se a moda pega? A Igreja Católica seria a maior "demandeira" do país. 1º - Ministério da saúde distribui camisinha; 2º - Hospitais públicos fazem abortos autorizados pelo CP; 3º - As editoras que publicam "O código Da vinci" e afins deveriam indenizar a Igreja, afinal, quanto dinheiro foi ganho falando mal da Igreja; 4º - Todas as 112.326.659.512.632.336 (número não oficial, afinal, nem eles mesmos sabem) de seitas propestantes seriam demandadas diariamente. Temos que verificar isso bem de perto... O CARA TE UMA IGREJA, UMA EMISSORA DE TV, UM PARTIDO POLÍTICO... AGORA SÓ FALTA O JUDICIÁRIO SE AJOELHAR DIANTE DESSA "BESTA" (para livre interpretação) PARA QUE EU PASSE A SAIR NA RUA COM UM NARIZ DE PALHAÇO E NEGANDO A MINHA FÉ... Todos os Jornais falam mal da Igreja, e a Igreja não os processa, afinal, respeita o direito a informação, mas orienta quando ela é mentirosa, mas os "COMISSÁRIOS DE BORDO" (PELAS VESTIMENTAS) NÃO VÊEM A REALIDADE... PELO AMOR DE DEUS!

É sempre bom lembrar que o termo "denegrir" tem...

André Baggio (Professor)

É sempre bom lembrar que o termo "denegrir" tem origem racista.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 14/04/2008.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.