Local público não pode ser palco de show religioso

10/04/2008 14:41Júnior Brasil (Advogado Autônomo - Consumidor)Mr. Pennypacker (Industrial, altruista), o seu ...
Mr. Pennypacker (Industrial, altruista), o seu comentário me fez ganhar a semana, que foi uma droga. Duvido que o CNJ determinaria que uma cabeça de bode sobre uma tribuna, "não ofenderia os cristãos". No entanto, o E. CNJ decidiu que uma cruz com a imagem de Jesus, "não ofende os ateus, umbandistas, etc"
10/04/2008 11:59Paulo (Outros)o juiz, pelo que voce diz dá a impressao que al...
o juiz, pelo que voce diz dá a impressao que alguem poderia colocar uma cabeça de bode ao fundo de um tribunal. Com chifres bem grandes e uma mensagem do tipo "satanas nos ajude".
7/04/2008 20:58ecmotta (Juiz Estadual de 1ª. Instância)É preciso tomar cuidado para não tornar o Estad...
É preciso tomar cuidado para não tornar o Estado inimigo da religião. Toda manifestação religiosa corresponde a manifestação do pensamento, que é livre, nos termos da Constituição. Desde que se respeitem os princípios da Administração Pública, como o da impessoalidade, e não se coloque em risco a segurança pública, não enxergo, em princípio, qualquer vedação legal em se utilizar espaços públicos para manifestações religiosas, assim como culturais, políticas etc.
7/04/2008 13:50mtognolo (Cartorário)Estado laico não é Estado que proibe manifestaç...
Estado laico não é Estado que proibe manifestação religiosa. Ao contrário, permite a liberdade de pensamento e sua manifestação livremente, sem interferências, sem restrições. As manifestações religiosas no país são livres, por exemplo, temos um cristo redentor em cima de uma morro da cidade do rio de janeiro, temos milhares de praças ocupadas por igrejas, cedidas gratuitamente pelo Estado, procissões são feitas as custas de policiais, ruas impedidas e outros inconvenientes. Viva a liberdade religiosa !!!
7/04/2008 10:33NALDO (Contabilista)Reginaldo(Sindicalista) Eu sou daquele que pen...
Reginaldo(Sindicalista) Eu sou daquele que pensa que antes tarde que mais tarde ainda. Pena que alguns só se preocupam em "defender" alguma coisa ou lei, quando os menos favorecidos (ou que até então não preocupava), começam a "incomodar" alguém ou algum determinado setor, órgão, entidade, por estarem crescendo. A Lei é para ser cumprida, mas no todo, em todos os momentos e em todos os setores da nossa sociedade. Aí sim viveremos uma linda democracia e não uma demoniocracia.
6/04/2008 22:48Júnior Brasil (Advogado Autônomo - Consumidor)Será que o (Juiz Estadual de 1ª. Instância 04/0...
Será que o (Juiz Estadual de 1ª. Instância 04/04/2008 - 21:23 É REALMENTE JUIZ? Nunca vi um magistrado tão honesto e verdade como esse digníssimo senhor. Meus parabéns! Entretanto, saiba que nunca será Desembargador ou Ministro, pois és decente demais e seria expulso dessas E. Cortes. Parabéns!
6/04/2008 22:41Júnior Brasil (Advogado Autônomo - Consumidor)É uma "política do pão e do circo" camuflada co...
É uma "política do pão e do circo" camuflada com o sangue de Jesus. O espaço é público e do povo, e apenas este, sozinho, ou através de agremiação religiosa pode ocupá-lo e ostentar seu credo. Se o Estado o faz, não está sendo mais laico. E não se diga nada sobre algo ecumênicos, pois sabemos que a linha religiosa é apenas uma. Logo, inconstitucional e "show cancelado"! Só não vê isso quem é burro e hipócrita!
6/04/2008 17:53Fábio (Advogado Autônomo)O espaço é público porque é do povo. Logo, ao ...
O espaço é público porque é do povo. Logo, ao contrário do que pensa o nobre articulista, impedir qualquer pessoa, ou qualquer instituição, religiosa, política ou coisa que o valha de promover manifestações culturais, religiosas, políticas em espaço público é algo totalmente autoritário, de modo que aqueles que defendem a Democracia não podem concordar. Não estou defendendo o comportamente daqueles que se utilizam do Poder Público e de verbas públicas para favorecer esta ou aquela Instituição religiosa, mas qualquer Instituição religiosa pode e deve utilizar os espaços públicos para fazer suas manifestações, cultos, etc. Não concordo com a opinião do articulista e deve ser repelida qualquer atitude, de qualquer dos Poderes da República, que ´possam servir de pretexto para impedir quem quer que seja de utilizar os espaços públicos.
5/04/2008 19:28Paulo (Outros)-- Elogiavel o proceder do (Juiz Estadual ...
-- Elogiavel o proceder do (Juiz Estadual de 1ª. Instância 04/04/2008 - 21:23 Ele deveria ser regra, e nao exceçao.
5/04/2008 19:21Paulo (Outros)Concordo com Eduardo Mahon. A disseminaçao vira...
Concordo com Eduardo Mahon. A disseminaçao viral desimpedida do sentimento religioso entre o Estado e seus poderes e a ostentaçao dessas coisas catolicas, espiritas, evangelicas, em praça publica refletem o quao "bela" é essa Cuiaba... Alias, enquanto um papa ser recebido com estardalhaço por autoridades de todas as escalas, o Brasil continuará uma naçao de fanaticos, de iletrados e semi letrados, que acreditam na virgindade daquela senhora...Cada vez que esse sujeito vir ao Brasil teremos uma piora na mentalidade em relaçao ao que se tem por "laico".. Hoje mesmo em frente a minha casa, um bando de crentes(?) saiu aos gritos, como se entorpecidos por alguma droga ou algo do tipo, pertubando o silencio e paz na vizinhaça, como que deliberadamente querendo divulgar, contaminar, espalhar esse estado de torpor mental do qual eles sao parte ...Ja nao basta a gritaria e bagunça sonora, ao som de todo tipo de instrumentos, dentro de suas casas, querem que a vizinhança se converta em seguidores dessas coisas do oriente medio...A critica aqui é o exagero dessa liberdade de culto, pois é perfeitamente possivel que eles se isolem em um galpao, fechado, tal qual uma sala de aula, para fazer essas coisas que eles gostam e acreditam, no mesmo silencio, que os Espiritas elogiavelmente o fazem..É comportamento escandaloso, repugante de varias formas, que deve ser regulado o quanto antes..Imagine: voce esta fazendo um lanche na esquina e logo ali tem um idiota gritando coisas biblicas e, da forma mais vulgar e inconveniente possivel, maldizendo o satanas e para os passantes, pertubando a sanidade das pessoas e nisso um ja encontas um sujeito pedindo esmola em nome da igreja inventando que as canetas que esta vendendo sao para dependentes de coicaina..enfim..
5/04/2008 18:23Leitor1 (Outros)A verdade; a constitucionalidade; a legitimidad...
A verdade; a constitucionalidade; a legitimidade; etc., são apropriadas pelos 'burocratas'. Cabe a estes dizer o que o povo pode ou não pode fazer... Também, a culpa é nossa. Nós que autorizamos a criação desse 'poder central'; desse 'mito útil' (a Constituição), que muitas vezes apenas transfere poder para técnicos ministrarem suas opiniões sobre todos os demais. Pessoalmente, não gosto de shows reliogosos. Mas, tolero e reconheço o direito dos demais a terem acesso - ainda que com encargos públicos - a tais 'divertimentos', porquanto não vejo como 'DEMOCRATIZAR' O PAÍS DE CIMA PARA BAIXO. Até que ponto 11 pessoas não eleitas podem dizer, realmente, o que as 'comunas' podem ou não podem fazer? (fica a dúvida).
5/04/2008 16:32futuka (Consultor)Felizmente para aqueles que não tem nada mais i...
Felizmente para aqueles que não tem nada mais importante a fazer poerá ir a um show musical("para qualquer que seja o gosto") não fará mal algum. Infelizmente para os que não gostam. Claro que quem ganha e quem perde deverão suportar o fato de dividirem a conta e caberá ao prefeito depois se explicar as proximas 'urnas'.
5/04/2008 15:41CARVALHO (Advogado da União)Então vamos acabar com o carnaval de Salvador,P...
Então vamos acabar com o carnaval de Salvador,Pernambuco e outras tantas festas populares pelo Brasil afora, todas com patrocínio de suas respectivas secretarias de cultura. Pare com isso rapaz!!
5/04/2008 13:25FLAVIO (Advogado Sócio de Escritório)Fazer show, sim! Passar a sacolinha, não!
Fazer show, sim! Passar a sacolinha, não!
5/04/2008 12:11Bira (Industrial)O estado é laico, logo, show cancelado.
O estado é laico, logo, show cancelado.
5/04/2008 11:06aldo (Assessor Técnico)O texto apresenta uma visão míope do problema. ...
O texto apresenta uma visão míope do problema. É necessário enxergar mais longe essa situação, principalmente quando não observamos a necessária austeridade no patrocínio de festa hedonistas, como o carnaval e as micaretas, tão em moda que promovem a cidade. Promovem, sim, a violência, o alcoolismo, o abuso de drogas, o estupro, enfim, a libertinagem individual em prejuízo da coletividade. Todos movidos por ingredientes que o Estado, laico ou não, combate gastando fortunas. s, os desajustes não está devidamente fundamentado. O Estado, em sendo laico, não é o que tolhe as liberdades individuais, antes, o que promove o bem da coletividade. Ora, como queremos a nossa sociedade? A queremos justa e fraterna. Nesse sentido, o Estado deverá buscar fazer todos os investimentos necessários para alcançar esse objetivo. Independentemente da vertente religiosa, o Diante do Trono traz mensagem de paz e esperança, logo é um aliado dos nossos interesses, por isso, como cidadão, autorizo a patrocínio do Estado.
5/04/2008 07:06Mauro (Professor)E digo mais; várias prefeituras do nordeste pat...
E digo mais; várias prefeituras do nordeste patrocinam eventos de religiões afro-brasileiras e ninguém fala nada. Por quê? Porque não está errado. A religião é uma manifestação cultural que deve ser incentivada por um Estado laico que, por sua vez, ocupa-se de não apenas em preservar, mas também, e principalmente, incentivar o livre trânstito das idéias, ideologias etc. Na minha opinião há uma herança do protestantismo nesta questão, pois este através da doutrina da separação entre igreja e estado considera-os estanques. Entretanto, isto é um engano, pois estado laico não é estanque à religião, ao contrário, ele deve incentivar a prática de todas as religiões. O que não pode é preterir umas em favor de outras. A prefeitura de Cuiabá poderá no futuro patrocinar eventos de outras religiões. Vejam o caso da polêmica envolvendo as células-tronco embrionárias. As religiões devem ter seus preceitos acolhidos pelo estado.
5/04/2008 05:54Lucas Janusckiewicz Coletta (Advogado Autônomo)O texto e contraditorio pois se fala em republi...
O texto e contraditorio pois se fala em republica como representaçao popular, mas entao eu nao posso exigir que o deputado eleito pelo meu voto me represente no congresso; ora, o deputado eleito deve representar seu eleitor inclusive em aspectos religiosos. E por este motivo que o congresso nacional carece de representacao, pois atualmente quer se fazer lei que vao contra a moral do povo brasileiro, como aborto, uniao homossexual e alguns candidatos dizem que nao vao se manifestar em nome de estado laico so para a esquerda poder pintar e bordar com a sua ideia de sociedade igual.
5/04/2008 02:16Richard Smith (Consultor) E bastante lógico o comentário do amigo Mau...
E bastante lógico o comentário do amigo Mauro, por sua vez.
5/04/2008 02:14Richard Smith (Consultor) E "Comentarista" está absolutamente certo no ...
E "Comentarista" está absolutamente certo no seu comentário.

Comentários encerrados em 12/04/2008

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.