Concurso de beleza

Guarda municipal do Rio precisa ter pelo menos 20 dentes

Autor

22 de setembro de 2007, 0h00

Se se tratasse do edital de um concurso de beleza, talvez o detalhe passasse despercebido, mas numa convocatória para seleção de guardas municipais a exigência fez barulho: para ser membro da garbosa Guarda Municipal do Rio de Janeiro, o candidato precisa ter pelo menos 20 dentes — dez em cima e dez em baixo.

Volta e meia, exigências descabidas em editais de concurso público levantam polêmica. Há dúvidas até mesmo se é legal fixar limite de idade. Em processos seletivos de policiais militares costuma-se fixar uma estatura mínima. E para exercer algumas atividades que só requerem habilidade mental, muitas vezes se exige prova de aptidão física.

Mas esta provavelmente foi a primeira vez que um edital exige que se contem os dentes da boca. E convenhamos, os vigilantes da boca são até condescendentes em suas exigências: uma pessoa com uma dentição normal e completa tem 32 dentes na boca.

“Se o concurso visa garantir a igualdade dos candidatos na hora de concorrer às vagas, as restrições impostas devem se adequar ao exercício da função, conforme a Constituição Federal”. A conclusão é do professor da Universidade Federal Fluminense, Cláudio Pereira de Souza Neto. Segundo ele, a administração pública pode estabelecer critérios de contratação. “Se quer contratar um médico, é adequado que se exija o diploma e a inscrição no Conselho Regional de Medicina”. De acordo com ele, o mesmo não ocorreu com a regra do edital para a contratação de guardas municipais.

O procurador do Trabalho, Wilson Roberto Prudente, entendeu no mesmo sentido. Ele já entrou com uma representação contra o edital do concurso para anular a cláusula que prevê ser “inapto” o candidato que não passar no exame odontológico de acordo com as regras do edital.

Nesta sexta-feira (21/9), a Guarda Municipal do Rio publicou no Diário Oficial do município nova redação do quesito polêmico. Com isso, ficou esclarecido que serão aceitas as próteses “desde que garantam reabilitação estética e funcional”.

Em nota, a Guarda Municipal informou que a instituição “garantiu no acordo coletivo deste ano, a assistência odontológica para os guardas municipais”. Além disso, explicou que a exigência “busca preservar a imagem de um profissional que atua em contato direto com a comunidade, desenvolvendo diversas ações sociais inclusive nas escolas municipais onde exemplos à saúde devem ser incentivados”.

Para o procurador não basta. Segundo ele, a melhor solução é que a própria guarda municipal retire a cláusula, que seria inconstitucional. Assim, não corre o risco de o concurso ser contestado na Justiça. E, já avisou, o Ministério Público do Trabalho vai recorrer para que não haja discriminação daqueles que queiram participar e não preencham os requisitos impostos.

De acordo com o procurador, os exames médicos exigidos a partir de 1943 para garantir a saúde do trabalhador passaram a ser usados como instrumento de discriminação. Em vez de restringir o concurso às pessoas que não tiveram acesso às políticas de saúde pública, a empresa deveria facilitar o tratamento para os funcionários.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!