Base reconhecida

É preciso respeitar juiz de primeiro grau, diz Direito

Autor

17 de setembro de 2007, 19h02

O trabalho dos juízes de primeira instância deve ser valorizado. A afirmação é do mais recente ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Alberto Menezes Direito, durante a homenagem que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro lhe prestou nesta segunda-feira (17/9).

Segundo o ministro, o juiz de primeiro grau é a base da Justiça. Porém, nem sempre seu trabalho é reconhecido. De acordo com ele, às vezes, nem secretário ou instalações decentes o juiz possui.

O ministro também agradeceu a homenagem. Ele afirmou que o TJ fluminense é uma escola de vida e um dos mais importantes tribunais, pois analisa processos relevantes do país. Ele espera que sua passagem pelos tribunais superiores preceda a de outros ministros oriundos do estado.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, o ministro é um exemplo. “Tem Direito até no nome”, brincou. O desembargador se regozijou pelo fato de, na condição de ministro, ser o TJ o primeiro órgão a ser visitado por Direito.

O ministro também recebeu elogios da presidente da 1ª Câmara Cível do TJ-RJ, desembargadora Valéria Maron, do advogado Sérgio Bermudes, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter. A cerimônia foi realizada próxima à 1ª Câmara Cível. O local escolhido deveu-se à atuação de Direito como desembargador do tribunal, entre 1988 e 1996.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!