Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Troca de conhecimento

STJ promove evento anual sobre tutela dos direitos fundamentais

O Superior Tribunal de Justiça promove, de 13 a 15 de setembro, o IV Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos. O evento é feito anualmente e, nesta edição, terá como tema principal “A tutela dos direitos fundamentais nas relações privadas”.

Durante as palestras, as línguas oficiais de trabalho serão o português, o italiano e o espanhol. Os inscritos que assistirem a 80% das palestras receberão certificado de participação.

As inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro nas secretarias das faculdades de Direito ou diretórios acadêmicos da Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário de Brasília (Uniceub), Universidade Católica de Brasília e na OAB — Conselho Federal e Seção Distrito Federal.

O seminário contará com a presença de ministros do STJ, reitores e professores renomados, representantes da OAB e outras autoridades brasileiras e estrangeiras.

O presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, fará a abertura do evento, às 10h. Durante o evento serão abordados temas como: a tutela dos direitos fundamentais e os direitos de personalidade; a tutela dos direitos fundamentais no campo do direito civil; direitos fundamentais e direito privado: o direito das obrigações; a visão sobre o tema central da óptica do direito italiano e o tema central sobre a óptica do direito internacional, entre outros.

Serviço:

Evento: IV Seminário Ítalo-Ibero-Brasileiro de Estudos Jurídicos

Data: 13 a 15 de setembro

Local: Auditório externo do Superior Tribunal de Justiça

Informações: 61 3319.8593

Revista Consultor Jurídico, 10 de setembro de 2007, 12h29

Comentários de leitores

1 comentário

O grande guardião dos direitos fundamenta...

Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil)

O grande guardião dos direitos fundamentais, constantes na CF/88 em nosso país, tem sido o STF. Valente, rígido, inflexível ! Até onde sabemos, o STJ tem sido eufêmico, acanhado , encolhido, em suas decisões sobre tais direitos, mormente quando julgam HCs. e MS, especialmente os criminais. É uma visão ! Tomara que depois do evento essa visão mude para melhor.

Comentários encerrados em 18/09/2007.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.