Fraudes bancárias

PF deflagra operação contra fraudes bancárias em três estados

Autor

4 de setembro de 2007, 11h25

A Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público Federal de Pernambuco, prendeu 26 pessoas durante a Operação Carranca de Tróia, deflagrada na manhã desta terça-feira (4/9), nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. O objetivo é desarticular uma quadrilha de hackers e suspeitos de praticarem fraudes pela internet e por caixas eletrônicos em várias cidades nordestinas.

Até o momento, foram cumpridos 26 dos 30 mandados de prisão. Segundo as primeiras informações da Delegacia da PF em Juazeiro, na Bahia, 18 pessoas foram presas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A ação, que leva o nome inspirado nos “cavalos de Tróia” (tipos de vírus que infectam computadores e permitem que os hackers resgatem informações como números de contas e senhas), está sendo feita por cem policiais.

A quadrilha começou a ser investigada em abril deste ano. De acordo com informações da PF, o grupo enviava e-mails falsos para as vítimas, como se fossem de instituições bancárias ou oferecendo serviços fantasmas. Quando o e-mail era aberto, um cavalo de tróia era instalado no computador do usuário.

Assim, os hackers tinham acesso às informações pessoais. O dinheiro era desviado de vários bancos para as contas de pessoas que emprestavam suas contas correntes para o golpe. Das contas dos laranjas, o dinheiro era sacado ou usado para o pagamento de contas e impostos.

Além do roubo, a quadrilha é suspeita de desviar dinheiro. Segundo a Polícia, os integrantes do grupo exibiam um padrão de vida incompatível com a sua renda, esbanjando dinheiro na compra de veículos e imóveis, por exemplo.

A operação também apura a participação de policiais civis de Petrolina, que teriam recebido R$ 50 mil para permitir a fuga de integrantes do grupo, depois de mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual. O inquérito foi, em seguida, remetido para a Justiça Federal, que desencadeou a operação desta terça-feira.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!