Notícias
4 setembro 2007
Fraudes bancárias
PF deflagra operação contra fraudes bancárias em três estados
A Polícia Federal, em operação conjunta com o Ministério Público Federal de Pernambuco, prendeu 26 pessoas durante a Operação Carranca de Tróia, deflagrada na manhã desta terça-feira (4/9), nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia. O objetivo é desarticular uma quadrilha de hackers e suspeitos de praticarem fraudes pela internet e por caixas eletrônicos em várias cidades nordestinas.
Até o momento, foram cumpridos 26 dos 30 mandados de prisão. Segundo as primeiras informações da Delegacia da PF em Juazeiro, na Bahia, 18 pessoas foram presas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
A ação, que leva o nome inspirado nos “cavalos de Tróia” (tipos de vírus que infectam computadores e permitem que os hackers resgatem informações como números de contas e senhas), está sendo feita por cem policiais.
A quadrilha começou a ser investigada em abril deste ano. De acordo com informações da PF, o grupo enviava e-mails falsos para as vítimas, como se fossem de instituições bancárias ou oferecendo serviços fantasmas. Quando o e-mail era aberto, um cavalo de tróia era instalado no computador do usuário.
Assim, os hackers tinham acesso às informações pessoais. O dinheiro era desviado de vários bancos para as contas de pessoas que emprestavam suas contas correntes para o golpe. Das contas dos laranjas, o dinheiro era sacado ou usado para o pagamento de contas e impostos.
Além do roubo, a quadrilha é suspeita de desviar dinheiro. Segundo a Polícia, os integrantes do grupo exibiam um padrão de vida incompatível com a sua renda, esbanjando dinheiro na compra de veículos e imóveis, por exemplo.
A operação também apura a participação de policiais civis de Petrolina, que teriam recebido R$ 50 mil para permitir a fuga de integrantes do grupo, depois de mandados de prisão expedidos pela Justiça Estadual. O inquérito foi, em seguida, remetido para a Justiça Federal, que desencadeou a operação desta terça-feira.
Revista Consultor Jurídico, 4 de setembro de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 18/07/2007 Justiça condena quadrilha que assaltava pela internet
- 27/12/2006 MPF denuncia hackers presos pela Polícia Federal
- 13/09/2006 PF prende 58 acusados de furtar dinheiro pela internet
- 27/06/2006 Veja parecer sobre a tipificação de crimes na internet
- 01/06/2006 Itaú deve indenizar cliente vítima de fraude pela internet
- 01/12/2005 PF desarticula quadrilha que fraudava contas bancárias
Comentários
Comentários de leitores: 3 comentários
Envio o IP de todos emails recebidos com fraude...
A Policia Federal deveria se ocupar com a remes...
Avante PF! Avante MPF!
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 12/09/2007.