Ministro Marco Aurélio diz que terceiro mandato é golpe

3/11/2007 15:43Contribuinte Indignado (Advogado Autônomo - Civil)Esse assunto dá pano para manga. De acordo com ...
Esse assunto dá pano para manga. De acordo com constitucionalistas de boa cepa o Congresso que aí está não pode lavrar uma PEC para alterar o mandato presidencial, porque tem poder DERIVADO. Teríamos de ter uma Constituinte ORIGINÁRIA, o que seria uma boa iniciativa para dar mais realismo a essa nossa Constituição, enorme, absurda, prolixa e que não deveria ser vendida em um volume, que se defasa logo, mas em ASSINATURA SEMANAL , como as revistas vendidas em Banca, de tanto que se mexe nela
3/11/2007 11:11Bira (Industrial)Golpe, imagina, só está havendo a defesa de 20 ...
Golpe, imagina, só está havendo a defesa de 20 ministerios e 200 mil comissionados, imagina. Engraçado, elege-se sobre um regra eleitoral e depois quer mudá-la. Isso é má fé democratica. Se é tão bom assim, que faça o sucessor.
29/10/2007 14:45Carlos o Chacal (Outros)É verdade. Emenda constitucional para permitir ...
É verdade. Emenda constitucional para permitir reeleição de candidato eleito para mandato em direito a reeleição é golpe. É golpe hoje, era golpe em 1997, quando fizeram a mesma coisa para FHC. Na época teve até parlamentar perdendo o mandato por venda de voto (parce até mensalão do PSDB/PFL, apesar de a mídia não ter dado o destaque que deu ao mensalão do PT). Agora, querem dar a Lula a oportunidade de pleitear um outro mandato, o terceiro. É golpe mesmo.Infelismente a política brasileira é feita de golpes.
29/10/2007 12:19mario (Consultor)Considero o ministro muito politico, militante ...
Considero o ministro muito politico, militante sem partido (declarado). Melhor seria que ele por exemplo ativesse quanto à ADIN 1668 da qual foi relator e até hoje, apesar de deferida em parte, sem prosseguimento para o julgamento do mérito da ação. Estas deveriam ser de verdade as preocupaãoes do sr. ministro, pois, enquanto não julgam o mérito a telefonia encontra-se sub-júdice, e, os usuários da telefonia à mercê dos "empresários", "investidores" das "privatizações" da empresas Telebras. Ministro tem gente com mais atividade específica, dever obrigação que o senhor para tais assuntos.
29/10/2007 11:21Reinaldo (Contabilista)Ele sempre diz que mantem conversas com ilustre...
Ele sempre diz que mantem conversas com ilustres estadistas como Castro, Chaves e Evo Morales, não se pode esperar outra coisa somente golpe.
29/10/2007 10:37Daniel (Advogado Assalariado)Nem 3º mandato e nem mais PT no Poder depois de...
Nem 3º mandato e nem mais PT no Poder depois de 2.010. Chega de incompetência, imoralidade, impunidade, espetáculo de crescimento e multiplicação de impostos entre outras questões que cada vez mais depreciam e aborrecem o nosso povo e cultura. Se o PT e principalmentre o Presidente quiser 3º mandato, no que depender de mim, que vá ele antes cursar uma Universidade, ao menos para melhorar aquele sofrível, monótono e falacioso discurso de sempre: ...Nunca na história deste país...; ...estou convencido de que...; ...ninguém mais do que eu quer reduzir a carga tributária...; ...Eu não sabia...; ...Eu fui traído... Observe-se que por muito menos do que tenho visto ultimamente, que cassaram o mandato do Collor. Por fim, aqui não é Bolívia e muito menos Venezuela para ter poder perpétuo.
29/10/2007 08:30João (Outro)Jesus tenha misericórdia, Lula e o PT nunca mai...
Jesus tenha misericórdia, Lula e o PT nunca mais, acho que desta vez aprendi a lição. Nunca na história deste país me arrependi tanto do voto que dei a esse , esse... nem sei como qualificar, deixa para lá. O que realmente eu queria era dormir e acordar somente no dia 02 de janeiro de 2011.
28/10/2007 18:15Marcos (Outro)Fecha a conta e passa a régua. Se acontecer is...
Fecha a conta e passa a régua. Se acontecer isso sumo desta merda.
28/10/2007 15:07Luís da Velosa (Bacharel)Qual revolução que o povo faria?! Nenhuma. Povo...
Qual revolução que o povo faria?! Nenhuma. Povo não faz revolução. É arrastado, segue, inclusive para muito longe dela: "Al di la". "Bandeira branca... eu quero paz!"
28/10/2007 11:06Luiz P. Carlos (((ô''ô))) (Comerciante)Não existe nada mais cinico do que certos Minis...
Não existe nada mais cinico do que certos Ministros... RASGADA, ENXERTADA, ESTRUPADA, VIOLENTADA, DEBOCHADA, ESCULACHADA... Essa constituição ja vem sendo a muito tempo. TENHO PENA E MEDO DESSE PODRE PODER JUDICIARIO.
28/10/2007 02:13JPLima (Outro)Concordo com comentário do colega Radar. O term...
Concordo com comentário do colega Radar. O termo "rasgar" a CF é lunático, para não dizer sensacionalista ou egocêntrico. Na realidade todos nós sabemos que ao sabor da vontade Soberana do Povo, organizadamente, a CF pode ser alterada. Caso o Povo consultado por plebiscito ou por vontade manifestamente organizada, não há regra na CF que o impeça de confirmar a um mandatário um terceiro mandato. É importante lembrar que o próprio Poder Judiciário "rasgou" a CF quando considerou constitucional a Taxação dos inativos, direito adquirido conforme claúsula Pétrea, art.60, da CF, nesse e em outros momentos. No regima Democrático o poder é do Povo, que organizado pode alterar e não "rasgar" a CF. "Rasgar" a CF é esdrúxulo até mesmo para um Acadêmico de Direito ...
27/10/2007 20:24Relax (Procurador Autárquico)Golpes são os factóides diários criados por aqu...
Golpes são os factóides diários criados por aqueles que ainda não se conformaram em perder o Poder.
27/10/2007 18:24Radar (Bacharel)Quando o ministro do stf julga os processos que...
Quando o ministro do stf julga os processos que o espera, faz muito melhor ao Brasil do que quando se aventura a dar pitacos na seara política, que não é de sua competência. Sou contra a alteração da constituição com vistas a um terceiro mandato, mas considero que ela pode, em tese, ser alterada, sem que isso possa ser considerado um golpe. Afinal, não se trata de cláusula pétrea, tanto que já foi mudada pela turma do FHC nessa mesma área. Ademais, a Constituição é instrumento do povo na concretização de seus anseios, e não um fim em si mesmo. O ministro, que é quase sempre voto vencido no STF, confunde sua própria vontade com a da constituição. Dissemina insegurança, quando renuncia ao necessário e salutar distanciamento que se espera de um ministro da mais alta corte.
27/10/2007 18:18Flavio Dias de Abreu (Médico)O momento não é para modificações na Carta da R...
O momento não é para modificações na Carta da República, almejando beneficiar determinados interesses. O dever de pensar e trabalhar o país é do Povo, elemento essencial aditado ao rico Território e a Soberania, conquistada com o labor e sacrifício dos nossos antepassados. A alternância no poder é a regra. Tal alternância permitiu que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva atingisse a maturidade e a confiança do Povo para comandar o Executivo em dois mandatos. Devemos, na modesta opinião, não modificar a Carta, salvo em casos excepcionalíssimos, motivada em casuísmo histórico. Devemos permitir que outros Presidentes tenham a oportunidade de representar, como signatário, o Povo. Ao acatar elemento primordial da Democracia - respeito às leis -, atingiremos a finalidade do Estado, propiciando uma República livre, independente e soberana. Contruiremos aos descendentes, ensinando, como nossos antepassados, a preservar as liberdades e garantias do Cidadão. Propiciaremos a ascenção de um novo Presidente, quiçá oriundo das classes sociais humildes, com a competência que se espera de um líder e a subordinação a Constituição. Preservaremos a Democracia. Quero ter a oportunidade de votar, novamente, em um novo Presidente, que debata e discuta novos rumos, conforme fez nosso atual Presidente. Viva a Constituição! É a minha opinião.
27/10/2007 16:49allmirante (Advogado Autônomo)Golpe já é o segundo, iniciado por FHC. O mensa...
Golpe já é o segundo, iniciado por FHC. O mensalão (mineiro) comprou o congresso pra alterar a constituição.
27/10/2007 16:47A.G. Moreira (Consultor)O eminente Ministro Marco Aurélio, não está dem...
O eminente Ministro Marco Aurélio, não está demente, não necessitando "medir as palavras" como , alguns , aqui , recomendam !!! Ele está, plenamente, correto ao dizer que o "povo" não está acima da CF e a ela terá de submeter !!! Num momento adequado, o "povo" poderá ser conclamado a "alterar" a Constituição Federal ( ou dar poderes, específicos, aos seus representantes , para tanto ). Mas, enquanto ela estiver vigente, todo o "povo" lhe deve obediência !!!
27/10/2007 14:01olhovivo (Outros)Depois que os "cumpanheiros" provaram o uisque ...
Depois que os "cumpanheiros" provaram o uisque 12 anos não querem mais largar o poder.
27/10/2007 13:34Ivan (Estudante de Direito)M.A: "O povo pode até rasgar a Constituição, ma...
M.A: "O povo pode até rasgar a Constituição, mas para isso é preciso um ato de força." NÃO NECESSARIAMENTE MINISTRO. Acorda Ministro!! Em que mundo V. Excia. vive? O Povo é soberando, e muda as regras para sua melhor convivêcia quando e como quiser. Se essas mudanças vai lhe agradar, isso é problema seu, que não passa de um simple indivíduo que compõe uma sociedade de mais de 180 milhões. Se para você mudanças como essa soa como Golpe, para a grande maioria é um esperança de um Futuro melhor. Isso é a Democracia. Vai chutar bunda de frango ministro!rsrs! E viva Luíz Inácio LULA da Silva!!
27/10/2007 12:54futuka (Consultor)O Domingo realmente para a maioria das famílias...
O Domingo realmente para a maioria das famílias brasileiras é o dia da paz. Me parece que comungo com o pensamento dos domingos e sempre na paz, sim porque eu vou um pouco mais adiante o que esse tipo de ministro(já está mamando-fora as mordomias- nas têtas do governo há tempos e TEMPOS ouviram..) o que faz mesmo de bom pela nação brasileira(?), p.nenhuma(minha opinião)e não se encontra em posição de pré-julgar o presidente da república(sequer cumpriu o PRIMEIRO dos quatro anos do segundo mandato),,esse funcionário público teria que ser mais respeitoso com o -NÚMERO 1- e cumprir seu papel de bom servidor público ser entrevistado e ponto. Eu acredito que como todo cidadão ele poderia manifestar sua opinião livremente, no entanto faltou-lhe uma "bola-de-cristal"(rs) para dar um ton de advinhação as perguntas já intencionais e dirigidas com objetivos pouco ortodoxos as quais "ele" o bom moço deu uma de "IVANHOÉ" (alguem por aqui se recorda-rs). Bem, se o presidente lula quiser se candidatar a outro mandato, terão que serem criadas as possibilidades para tal e isso depende dos ilustres representantes políticos-já eleitos pela maioria da população brasileira,, o povo que aliás continua vivendo e mandando quem "eles" quiserem que sejam seu representante legal, através das votações SECRETAS,,e podem chiar a vontade queiram uma meia dúzia ou não. Repito não adianta "chorar" se espernear, vociferar, dar uma de valentão, etc e tal!(rs) Não vou julgar ainda um candidato, vou aguardar as próximas eleições ao seu tempo, o resto é conversa "prá boi dormir", como dizia meu finado pai. E VIVA A DEMOCRACIA - ASSIM POSSO PENSAR E FALAR COM RESPONSABILIDADE.
27/10/2007 11:37Domingos da Paz (Jornalista)Com todo o respeito devido que o eminente Minis...
Com todo o respeito devido que o eminente Ministro merece, todavia, deveria como autoridade que compõe dois dos Supremos Tribunais desse país, medir mais as palavras que propala aos quatro ventos, uma vez que nem sempre suas opiniões pessoais condizem com a verdade. Afirmar que um povo não está acima de uma CONSTITUIÇÃO, é brincar com a inteligência humana, afinal, o Estado, ao qual o Sr. como Ministro, só existe por causa de um povo e o povo querendo, põe e tira, quem quiser no comando de uma nação, ou seja, nos Poderes Executivo e Legislativo, diferentemente do que acontece nos ulteriores do nefasto Poder Judiciário que sequer possui representatividade, não são, nenhum de seus membros, escolhidos pelo voto desse povo que V. Excia está duvidando de sua AUTORIDADE, ao qual o Sr. Representa e é empregado. Esse povo que o Sr. critica e duvida, em seu conjunto maior, são os seus patrões. Portanto, Sr. Ministro, o povo, em sua plenitude pode tudo e se preciso for, até rasga essa e outras tantas CONSTITUIÇÕES que se fizerem necessárias afim de que se possa ver atendidas todas as necessidades de qualquer povo ou nação, e principalmente no Brasil, onde as autoridades Policiais, Ministeriais e Judiciárias, sequer respeitam as leis menores, ou infraconstitucionais. Caro Sr. Ministro, sua frase de efeito estrangulou sua imagem que já não era muito boa pelo que está acostumado a dizer e a soltar aos quatro ventos, pensando que este país é composto somente de cretinos, reacionários e canalhas. Prezado Sr. Ministro, faça um “favorzinho” a toda essa nação, ou melhor, ao povo, enquanto és autoridade que compõe duas das mais altas Cortes, o Federal e o Eleitoral, coloque no olho da rua esse montão de juízes, desembargadores e promotores canalhas que compõe o seu Poder Judiciário, por favor..., depois venha falar sobre o povo que a tudo agüenta, inclusive e principalmente as tantas cruéis e perversas injustiças que o seu Poder Judiciário comete contra pessoas inocentes, e eu conheço um montão desses pobres coitados, aliás, povo, na linguagem de V. Excia. Como cidadão acima de tudo, pertencente ao conjunto social composto por pessoas, gente ou cidadãos que formam uma nação ou povo, e como jornalista, é melhor que paremos por aqui, tenho dito. http://domingosdapaz.zip.net/

Comentários encerrados em 3/11/2007

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.