Ato da proteção

Estados Unidos oferecerá vistos a imigrantes vítimas de crimes

Autor

21 de outubro de 2007, 23h00

O governo dos Estados Unidos dá início, nesta segunda-feira (22/10), a um novo programa que vai ofertar vistos de residência especiais àqueles imigrantes ilegais vítimas de algum tipo de crime em território norte-americano. As informações são do site Findlaw.

Há sete anos outro programa desses contemplou com vistos de residência imigrantes ilegais que cooperavam com agentes do governo, fornecendo informações sobre as movimentações do crime.

O novo programa brota de uma lei aprovada no ano 2000, chamada de Ato da Proteção às Vítimas de Narcotráfico e Violência. Mas só agora a burocracia tornou possível a aplicação da lei, que dará 10 mil vistos por ano. Cada visto desses oferta residência estável por 3 anos nos Estados Unidos. Ao final desse período o imigrante pode pedir a cidadania norte-americana permanente.

Ed Hayes, estudioso de imigração, critica a lei. “Temos mais norte-americanos que são vítimas de crimes cometidos por imigrantes ilegais do que imigrantes ilegais que são vítimas de crimes cometidos por norte-americanos”. O país já conta com quase 11 milhões de imigrantes ilegais. Seis milhões são mexicanos, segundo estudo do Centro Hispano Pew, de estudos migratórios.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!