Mercado Jurídico

FGV abre inscrição para seleção de professores de Direito

Autor

19 de outubro de 2007, 9h59

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas está com inscrições abertas para a seleção de novos professores. As áreas de atuação são: Direito dos Negócios e Desenvolvimento (dedicação integral); Instituições, Direito e Desenvolvimento (dedicação parcial) e Direito Tributário (dedicação parcial).

O salário mensal inicial de professor efetivo em regime de dedicação integral e exclusiva ao ensino e à pesquisa na Escola é de R$ 8.420,77. Já para as funções de professor, em regime de tempo parcial e dedicação de doze horas semanais, o salário mensal é de R$ 4 mil.

As inscrições vão até o dia 31 de outubro e só podem ser feitas pelo e-mail: [email protected], identificadas com título “Processo Seletivo para Professor”. Outras informações podem ser obtidas pelo site http://www.direitogv.com.br, no item Processos Seletivos.

Brasil em destaque

A InBev, uma das maiores fabricantes de cerveja no mundo, escolheu a brasileira Tedesco Tecnologia para implementar uma ferramenta de integração e gerenciamento de departamentos jurídicos em todas as suas 32 filiais. A companhia, com sede na Bélgica, foi criada em 2004 através da fusão da Ambev e a belga Interbrew.

A solução chamada Tedesco Litigation Manager gerencia o contencioso, com acompanhamento de prazos, sentenças e pagamento de acordos, além da integração de todos os departamentos da empresa com o jurídico e financeiro. A ferramenta centraliza o histórico de todos os processos para facilitar a administração.

Recuperação da Vasp

O escritório Thiollier e Advogados foi contratado para cuidar dos interesses do controlador da Vasp, Wagner Canhedo, na recuperação judicial da companhia. O trabalho será coordenado pelo sócio Alexandre Thiollier.

Em 2005, o Departamento de Aviação Civil, à época responsável pela regulamentação e concessão do espaço aéreo nacional, determinou que a Vasp encerrasse as suas atividades devido à crítica situação financeira. A companhia voou por mais de 70 anos.

Há um ano, o juiz Alexandre Lazzarini, da 1ª Vara de Recuperações Judiciais e de Falências de São Paulo, homologou o plano de recuperação judicial da Vasp.

Brasil-China

A Companhia Vale do Rio Doce e o grupo siderúrgico chinês Baosteel Group Corporation fecharam parceria para a construção de uma usina de aço em Espírito Santo. Com capacidade para produção entre 3 a 10 milhões de toneladas anuais, a nova usina será implantada no futuro Pólo Industrial e de Serviços de Anchieta, que será construído pelo governo do estado.

A Baoesteel contratou a filial chinesa do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados para assessorar a parceria. A advogada Heloisa Bonciani Nader Di Cunto comandou os trabalhos. A Vale é hoje a maior produtora de minério de ferro e de ferro semi-processado e exportadora mundial de matéria-prima para a produção de aço. O Baosteel é o maior grupo siderúrgico da China, hoje maior importador de aço.

Brilho na Educação

O advogado Ives Gandra Martins venceu a 10ª Edição do Prêmio Professor Emérito 2007 — Troféu Guerreiro da Educação oferecido pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e o jornal O Estado de S. Paulo. Escolhido por uma comissão de reitores, educadores, empresários e integrantes do Conselho de Administração do CIEE, Ives recebeu o troféu na segunda-feira (15/10).

O tributarista venceu o prêmio por sua atuação, durante 12 anos, como professor de Direito Econômico e Constitucional da Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Reforço jurídico

O escritório Rayes, Fagundes e Oliveira Ramos Advogados acaba de contratar a advogada Tânia Callado Borges. Ela vai desenvolver a área de relações institucionais do escritório. Tânia é formada pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e fez mestrado na área de integração da América Latina pela mesma universidade.

Conhece os segmentos de negociações comerciais internacionais e relações institucionais através da experiência que passou no escritório norte-americano White & Case LLP e associação de indústrias Eletros.

Sede própria

Este mês, a Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo (Fadesp) inaugurou uma sede própria. A administração fica agora na rua da Glória, 98, no bairro da Liberdade. Desde 1998, a entidade atua em defesa da classe. O site da Fadesp traz mais informações.

Penhora online

A Amcham no Rio de Janeiro promove o seminário Penhora On Line — Considerações sobre a Regulamentação no Direito Brasileiro, no dia 22 de outubro no American Bussiness Center. O objetivo do encontro é debater as conseqüências da penhora online, seus desdobramentos e os limites para execução judicial.

O advogado Sólon Cunha, sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, será um dos palestrantes. Ele vai debater os limites da execução e seu respaldo legal. As inscrições podem ser feitas pelo site da Amcham Rio.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!