Fábrica de instrumentos

PF deflagra operação contra extração ilegal de madeira

Autor

18 de outubro de 2007, 9h31

A Polícia Federal prendeu 25 pessoas, na manhã desta quinta-feira (18/10), por extração e exportação ilegal de madeira Jacarandá-da-Bahia. A chamada Operação Wood Stock acontece em sete estados e tem o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e do Instituto Estadual de Florestas. Nos últimos anos, o grupo teria exportado 13 toneladas da madeira. As informações são da Agência Estado.

A operação acontece em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Distrito Federal. O grupo, que atuava nesses estados, usava a madeira na fabricação de instrumentos musicais e exportava a madeira.

De acordo com a PF, além da quadrilha, agentes públicos também trabalhavam no esquema. Eles seriam responsáveis por liberar as cargas irregulares e avisar os madeireiros sobre fiscalizações e blitz da polícia ambiental.

Os 350 agentes federais que fazem parte da operação cumpriram 25 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Federal Criminal em Belo Horizonte. Os mandados judiciais foram expedidos na cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, porque a madeira era enviada ao país.

A Jacarandá-da-Bahia e outras madeiras nobres eram extraídas principalmente no sul da Bahia, enviadas ao Espírito Santo e Minas Gerais, onde eram manufaturadas e exportadas. O corte da madeira, de acordo com a PF, era feito sem documentação legal, com notas frias.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!