Jornalistas são levados à Justiça com mais freqüência

22/12/2007 21:41Domingos da Paz (Jornalista) Cada um com seu ponto de vista, né doutor. A...
Cada um com seu ponto de vista, né doutor. A Comunicação Social no Brasil tem grande parcela de culpa e ainda não se apercebeu que estamos vivendo uma terrivel DITATURA DO PODER JUDICIÁRIO, muito pior que a dos militares, pois, se intromete em tudo e prendem jornalistas para que o país não seja passado a limpo. Um poder nefasto e muito fedorento, e sem representatividade. Dá medo e náuseas ao mesmo tempo. Conheço vítimas deste "Poder" nauseabundo por erro e também conheço vítimas que foram e são perseguidas por esses semi-deuses do deserto. Os outros dois "poderes" a imprensa mostra tudo, mas quando esbarra no JUDICIÁRIO, os colegas da imprensa se "cagam" de medo, ou então ficam presos como eu fiquei 20 meses sem dever absolutamente nada a ninguém,afirme-se, na Face da Terra, e por conta dessa canalhice os Ministros do STJ consideram minha prisão totalmente ilegal e configurado CONSTRANGIMENTO ILEGAL. Basta dar vistas no Habeas Corpus nº 65.678/SP do STJ, e outros HCs nº 69.196/SP e 69.201/SP - tds do STJ. Querem mais!? Quando a nossa imprensa vai acordar e mostrar o imperialismo deste nefasto PODER JUDICIÁRIO DITADOR? O "Poder Judiciário é um lixo, principalmente o paulista", muito pior que os tempos da "Santa Inquisição" onde a Igreja Catolica sacrificava vidas não somente nas masmorras como também ceifavam vidas. O JUDICIÁRIO PAULISTA cometeu contra minha pessoa verdadeiro "latrocínio", fiquei preso ilegalmente 20 meses conforme se constatam nos aludidos HCs, e mais um, anotem: Habeas Corpus nº 88428/SP do STF. Querem mais. Fiquei preso porque jornalisticamente noticiei uma "quadrilha dos doutores" com horrendos crimes ambientais no miserável Vale do Ribeira, veja site: www.madevar
18/10/2007 10:59Bira (Industrial)Uma derrota da democracia. Divulgar bois fanta...
Uma derrota da democracia. Divulgar bois fantasmas, laranjas ou patrimônio claramente incompativel é crime, hora da população sair às ruas e esquecer que foi domesticada com verbas e bolsas.
17/10/2007 11:40Edgard Cruz Coelho (Juiz Estadual de 2ª. Instância)É mais uma manifestação da "indústria do dano m...
É mais uma manifestação da "indústria do dano moral" e o que é pior, comprometendo o livre exercício da imprensa, conquista da atual Constituição Federal, e ainda mais agravante, com respaldo em lei de imprensa ditatorial promulgada em plena vigência do regime militar (1967)
16/10/2007 20:49futuka (Consultor)Hoje não existem jornalistas profissionais desp...
Hoje não existem jornalistas profissionais despreparados,segundo a FENAJ. Assim sendo! - Eu concordo inteiramente com o comentarista abaixo: "Delpol (Delegado de Polícia Estadual 15/10/2007 - 14:58 No Estado Democrático de Direito, nenhuma liberdade é absoluta, nem mesmo a liberdade de imprensa." ...
16/10/2007 19:42Cavv (Advogado Sócio de Escritório)Os danos morais e patrimoniais de uma matéria j...
Os danos morais e patrimoniais de uma matéria jornalística são imediatos, fulminantes, irreversíveis e, por não permitirem contraditório, extremamente covardes. Já na ação judicial, antes de mais nada, o jornalista ou o órgão de imprensa terá a chance de se defender nos autos, muito antes de ser condenado. Que se explique para os membros do art. 19, que muitos setores da imprensa brasileira chegaram a se posicionar contra o Habeas-Corpus, confundindo-o com um instrumento de impunidade, para se entender que espécie de imprensa está enrascada nos tribunais. Bastaria apenas um membro da organização internacional art. 19 ter sua honra achincalhada publicamente pela imprensa, para entender que na verdade corremos o risco de uma outra forma de totalitarismo, que não a censura. Nosso risco maior é a ditadura da imprensa.
15/10/2007 19:25Dijalma Lacerda (Advogado Sócio de Escritório - Civil) Essa matéria é "repeteco" da que veio ao ...
Essa matéria é "repeteco" da que veio ao ar, pelo Conjur, em 05.10.2007, sem tirar nem pôr. Quanto àquela escrevi, valendo agora para esta também: " dijalma lacerda (Civil 05/10/2007 - 18:42 Não é por nada não, mas o que esse pessoal do jornalismo (lógico que uma minoria!!!)ultimamente tem escrito de bobagem, de vitupérios, de verrinas lançadas contra honra alheia, de maledicência, não consta de gibi algum. As empresas jornalísticas já estão com a pulga atrás da orelha, visto que não raro têm que pagar indenizações milionárias por atos apressados, açodados, impensados, de seus jornalistas e redatores. Só o caso Eduardo Jorge já rendeu centenas de milhares de reais de indenização. Tem até mesmo ação de indenização de jornalista contra jornalista. Diogo Mainardi, Milton Neves, Datena, Cajuru, Juca Kfouri, têm sido amiúde citados pela mídia como agentes passivos de ações indenizatórias. O Cajuru então, encerrou suas contas bancárias para evitar execução on-line, já que possue contra si sentença transitada em julgado. Enfim, o jornalismo autoriza o jornalista a falar o que quiser, a imprensa é livre, mas autoriza também, a quem for ofendido indevidamente, a obter indenização. Enfim, a briga é boa ! "
15/10/2007 17:36drnakatani (Advogado Assalariado)Concordo plenamente com os comentários dos cole...
Concordo plenamente com os comentários dos colegas que emitiram suas opiniões, e gostaria ainda de lembrar do verdadeiro massacre que ocorreu com os acusados da escola base, e mais atualmente gostaria de questionar por qual motivo não foi anunciada a absolvição dos acusados do caso da suposta "máfia dos fiscais da subprefeitura de pinheiros", da mesma forma em que estes forma acusados?
15/10/2007 14:58Mauricio_ (Outros)No Estado Democrático de Direito, nenhuma liber...
No Estado Democrático de Direito, nenhuma liberdade é absoluta, nem mesmo a liberdade de imprensa. O trabalho jornalístico, como qualquer outro, deve se pautar pela responsabilidade quanto ao conteúdo das matérias veiculadas, respeitando-se outros bens jurídicos, igualmente tutelados, como a imagem, a dignidade e intimidade das pessoas. Noticiar um fato, informando a opinião pública, é algo inerente à democracia e deve ser garantido, sob pena de voltarmos à obscuridão e à violência dos regimes ditatoriais. O que não se pode aceitar, todavia, é o abuso no exercício de tal direito, que, sob o argumento de se estar exercendo a liberdade de imprensa, acaba resultando em verdadeiras condenações morais antecipadas, causando, muitas vezes, danos irreparáveis a meros investigados, que poderão ou não vir a ser condenados pelo julgador natural, que não é a imprensa, nem os jornalistas, mas um juiz togado. As lesões ou ameaças de lesões a direitos não podem ser excluídas da apreciação do Poder Judiciário, não configurando censura à liberdade de imprensa meras reparações de danos por atos ilícitos praticados por jornalistas.
15/10/2007 13:03A.G. Moreira (Consultor)Jornalista, no Brasil, como não pode "ferrar" o...
Jornalista, no Brasil, como não pode "ferrar" o governo que sustenta, toda, a imprensa , tem que "inventar", alguma coisa, ( dos opositores ) , para poder manter o emprego e o salário !!! É assim , a "opinião pública" !!!!
15/10/2007 12:52olhovivo (Outros)Também, quem manda fiar-se exclusivamente na fo...
Também, quem manda fiar-se exclusivamente na fonte (MP, PF, CGU etc.). Cadê o jornalismo investigativo?

Comentários encerrados em 23/10/2007

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.