Notícias

4 outubro 2007

Mais transparência

OAB-RJ quer que todas as seccionais unifiquem Exame de Ordem

Dezessete estados mais o Distrito Federal já unificaram o Exame de Ordem. As datas das provas e conteúdo são os mesmos. As outras dez seccionais marcam as provas para o mesmo dia que as demais, mas ainda relutam em integrar o conteúdo. São Paulo, que elabora uma prova diferente, defende que o Exame deve conter perguntas que tratem das questões mais usuais no estado.

O presidente da OAB-RJ, Wadih Damous, conclamou as dez seccionais a aderirem à unificação do conteúdo do Exame de Ordem já em sua próxima edição. Para ele, “muitas das situações em que algumas seccionais se envolveram por conta de eventuais denúncias de fraude no exame poderiam ser evitadas se todas aderissem à unificação de conteúdos”.

Damous criticou as instituições de ensino que visam apenas o lucro e a oferta de um ensino mercantilizado. Diante dessa realidade, o presidente da OAB-RJ entende que, a partir da aplicação de provas com conteúdo unificado, ficará mais evidente a amostra de quais instituições ensinam de fato seus alunos e quais somente os enganam.

“São milhares de cursos jurídicos que não têm qualquer compromisso com os objetivos pedagógicos e educacionais e de qualificação do ensino”, afirmou. “Nesse sentido, a proposição do presidente Cezar Britto, em defesa da unificação nacional das provas do Exame de Ordem, deve ser seguida por todas as Seccionais da OAB”, defende.

Para ele, a unificação servirá para dar transparência e fortalecer a imagem da instituição.

Resistência em São Paulo

O presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-SP, Braz Martins Neto, diz que será difícil São Paulo aderir à unificação do conteúdo. Primeiro, por conta do tamanho do estado e do número de candidatos. Ele conta que a logística para a confecção da prova é complicada. Representantes das 28 unidades regionais precisam se reunir para elaborar as questões. “Temos perguntas sobre Direito Empresarial, que é uma especialidade presente na advocacia paulista”, exemplifica.

A recomendação do Conselho Federal é que cada seccional faça três Exames de Ordem por ano. Nem sempre a OAB-SP consegue fazer. O tempo que se leva para a elaboração da prova e para a sua correção impede a realização. Por concurso, concorrem 20 mil a 30 mil candidatos. Por ano, as faculdades paulistas lançam 40 mil novos bacharéis no mercado.

O próximo Exame de Ordem da OAB-SP vai acontecer no dia 9 de dezembro.

As seccionais que já aderiram à unificação de conteúdo são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

Revista Consultor Jurídico, 4 de outubro de 2007

Comentários

Comentários de leitores: 5 comentários

8/10/2007 11:07 roberto rocha (Advogado Associado a Escritório - Tributária)
Se a atividade do advogado é Nacional e toda a...
Se a atividade do advogado é Nacional e toda a nossa legislação é Federal, o Exame de Ordem deve ser também.Este assunto não merece ser discutido, é só o CF/OAB determinar e está acabado. Isto facilitará a fiscalização dos cursos jurídicos em sua qualidade.O que deveria ser unificado é a grade curricular, ou seja as matérias a serem estudadas são as mesmas para todos os cursos. A nota mínima deve ser 7 (sete), para aprovação. Deve ser mudada a metodologia das Faculdades avaliarem os alunos, a cada final de semeste.Outras coisas mais que o nosso brilhante Presidente Cezar Britto irá incluir e cobrar.Este é CAMINHO, andai NELE.
6/10/2007 10:30 Cissa (Bacharel - Administrativa)
O Exame de Ordem é pura captação de recurso...
O Exame de Ordem é pura captação de recursos e palanque eleitoreiro para os presidentes da regionais. O circo está armado, divirtam-se!
6/10/2007 10:19 Funabashi (Engenheiro)
Já apresentei meu comentário a respeito do assu...
Já apresentei meu comentário a respeito do assunto há mais de 4 anos aqui. A unificação é a única forma de avaliar o nível de ensino no país e classificar os cursos de direito.Deixando da "logística" de lado, pergunto ao ilustre presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-SP, Braz Martins Neto, se o ordenamento jurídico do Brasil é diferente ao que se aplica ao estado de São Paulo? ou São Paulo é diferente de todos os estados brasileiros? Sou Paulistano mas antes de tudo sou brasileiro.

Ver todos comentários

A seção de comentários deste texto foi encerrada em 12/10/2007.