Nova tentativa

Ex-banqueiro Salvatore Cacciola pede liberdade ao Supremo

Autor

9 de outubro de 2008, 22h28

Os advogados do ex-banqueiro Salvatore Cacciola pediram Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça, que manteve Cacciola preso. Cacciola responde a Ação Penal por gestão fraudulenta de instituição financeira e crimes contra o sistema financeiro e está preso provisoriamente no Rio de Janeiro, no presídio de Bangu 8.

No pedido de Habeas Corpus, os advogados afirmam que a prisão é irregular, já que a defesa não foi intimada pela Justiça Federal para fazer suas alegações. Os advogados mencionam que a atitude contraria o Código de Processo Penal, por cercear o direito de defesa do acusado, e a Constituição Federal, por não seguir o devido processo legal. Apelam também à Declaração Universal dos Direitos Humanos, que garante que os tribunais ajam em favor do acusado caso seus direitos fundamentais sejam violados.

A prisão, decretada em primeira instância e confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região e pelo STJ, será agora julgada pelo ministro Joaquim Barbosa, relator do pedido de Habeas Corpus.

HC 96.445

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!