Réu preferido

TJ de Mato Grosso cogita criar vara só para ações contra banco

Autor

24 de novembro de 2007, 23h01

As ações contra instituições financeiras nas Comarcas de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande, em Mato Grosso, representam 54% do total de processos, de acordo com levantamento da Corregedoria-Geral da Justiça. Diante do alto percentual, o corregedor-geral, desembargador Orlando de Almeida Perri, determinou a realização de estudos para viabilizar a transformação de varas de feitos gerais em varas especializadas de Direito Bancário, inicialmente nas comarcas de Entrância Especial.

A especialização de varas tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça. Para os integrantes do CNJ, esta é uma medida adequada para incremento na qualidade e na celeridade da prestação jurisdicional.

O grande volume de demandas contra bancos refere-se, na maioria, a inclusões indevidas de nomes de correntistas em cadastros de restrição ao crédito; ações de busca e apreensão de bens, como veículos e imóveis; débitos indevidos; descumprimento de cláusulas contratuais; juros abusivos; clonagem de cartões; e ainda indenizatórias por danos morais.

Mais recentemente, têm chegado à Justiça Estadual pleitos relacionados à lei que limita o tempo de espera nas filas dos bancos. Em setembro, o Superior Tribunal de Justiça ratificou decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que manteve a constitucionalidade da referida lei.

Dos levantamentos já concluídos pela Corregedoria-Geral da Justiça acerca dos processos nos quais instituições financeiras aparecem como réus, os números nas três comarcas de entrância especial são os seguintes:

— Nas varas cíveis da Comarca de Cuiabá, de um total de 37.995 processos que deram entrada até 31 de agosto de 2007, 17.653 eram contra instituições financeiras (46,46%);

— Na Comarca de Várzea Grande, o percentual não é muito diferente. Nas varas cíveis, os processos que têm bancos como demandados somam quase metade, ou seja, 42,86%. O que corresponde a dizer que, de um total de 9.710, exatos 4.162 têm instituições bancárias no pólo passivo.

— Na comarca de Rondonópolis, esse percentual é de 22,53%.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!