Fraude em licitações

PF deflagra operação para combater fraude em licitações públicas

Autor

12 de novembro de 2007, 14h59

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (12/11), a Operação Carranca para investigar e prender uma suposta quadrilha especializada em fraudar licitações de obras públicas no estado de Alagoas. Os policiais deverão cumprir cerca de 18 mandados de prisão e 51 mandados de busca e apreensão na capital, Maceió, em cidades do estado e no Distrito Federal.

Os mandados foram expedidos pela 8ª Vara Federal da cidade de Arapiraca, interior de Alagoas. A Justiça determinou também o seqüestro de 31 imóveis e 35 veículos e o bloqueio de contas bancárias de 18 pessoas físicas e jurídicas, de valor ainda não avaliado.

Segundo a Polícia Federal, as investigações, que tiveram início em fevereiro de 2006, revelaram a existência de quatro organizações criminosas que tocam obras em pelo menos 55 prefeituras alagoanas. Foram analisadas todas as licitações de obras públicas entre os anos de 2004 e 2007. A estimativa da Polícia Federal é que os grupos criminosos tenham fraudado os cofres públicos em R$ 20 milhões.

O dinheiro era “lavado” por meio da compra de imóveis de luxo, fazendas, gado e automóveis, de acordo com a PF. Os presos serão indiciados pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, formação de quadrilha, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Se condenados, as penas podem chegar a 40 anos de prisão.

A ação é resultado dos trabalhos da força-tarefa composta pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!