Canal jurídico

Jornalista Frederico Vasconcelos cria blog sobre Judiciário

Autor

1 de novembro de 2007, 11h52

O repórter especial da Folha de S. Paulo, Frederico Vasconcelos, inaugura o seu blog com o “objetivo de divulgar fatos relevantes, notícias inéditas sobre temas do Judiciário, do Ministério Público, das atividades de advogados, autoridades policiais e servidores públicos”.

O espaço quer estimular o debate sobre a coisa pública. “A idéia é estender ao blog o trabalho que faço na Folha de S.Paulo, mantendo os mesmos objetivos e critérios: a busca da informação relevante, exclusiva, com exatidão, pluralismo e respeito ao contraditório”, anota o jornalista.

Vasconcelos, que visa reencontrar no site as habituais fontes e leitores, diz que está aberto a sugestões para discussão e informação. “Imagino que, no blog, o jornalista tem um contato mais rápido e direto com os leitores”, diz.

Ele lembra que o espaço do blog permite abrigar ao mesmo tempo notas curtas e textos mais extensos. Além disso, o repórter afirma que os textos podem ser veiculados a qualquer momento. “Uma flexibilidade que o jornalismo impresso não permite”.

Apesar disso, o jornalista não pretende estimular discussões acaloradas, mas promover um debate sobre assuntos de interesse público. “O objetivo mais importante é abrir espaço para que membros do Judiciário, do Ministério Público, autoridades e especialistas possam emitir opiniões”, afirma.

Biografia

Frederico Vasconcelos, 63, nasceu em Olinda, Pernambuco. É formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Exerce a profissão desde 1967. Começou sua carreira em Recife, como repórter da sucursal Norte/Nordeste da revista Manchete. Foi repórter, editor e secretário de redação da Gazeta Mercantil. É repórter especial da Folha, onde trabalha desde 1985.

É autor dos livros “Fraude” (Scritta, 1994), que revela os bastidores das importações superfaturadas de equipamentos de Israel no governo Orestes Quércia, em São Paulo, e “Juízes no Banco dos Réus” (Publifolha, 2005), sobre investigações jornalísticas que realizou na Justiça Federal paulista durante seis anos. Este livro recebeu o Prêmio Jabuti em 2006, segundo colocado na categoria livro-reportagem.

Pelos seus trabalhos, recebeu, entre outros, o Prêmio Esso, o Prêmio Bovespa de Jornalismo, o Prêmio BNB de Imprensa, o Prêmio Icatu de Jornalismo Econômico e foi finalista do “Premio a la Mejor Investigación Periodística de un Caso de Corrupción”, do Intituto Prensa y Sociedad e Transparency International Latinoamérica y El Caribe. Nas horas vagas, dedica-se a outro teclado: toca piano (Jazz e MPB).

O link do blog é http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!