Operação Naciente

PF desmonta quadrilha de tráfico com base no Amazonas

Autor

14 de março de 2007, 0h01

A Polícia Federal fez operação para desmontar uma quadrilha internacional de tráfico de drogas. Cerca de 150 policiais cumpriram 19 mandados de prisão e de busca e apreensão no Amazonas, Minas Gerais, Roraima e Santa Catarina. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal no Amazonas. Entre os principais crimes praticados pelo grupo estão o tráfico internacional de drogas, a associação para o tráfico e a lavagem de dinheiro. Foram presas 19 pessoas. A ação foi batizada de Operação Naciente.

Em 2005, a polícia da Inglaterra comunicou às autoridades brasileiras a prisão de um cidadão inglês na Bélgica portando cocaína. O preso faria parte de uma quadrilha de traficantes de droga com base no Amazonas. Segundo a polícia britânica, cabia ao preso, que vivia no Brasil com o nome falso de Valdomiro da Silva, preparar o envio da droga para o exterior.

Com estas informações, a Polícia Federal fez um levantamento sobre a quadrilha e chegou aos responsáveis pelo fornecimento da droga para o inglês. Descobriram que a cocaína era trazida da Colômbia e da Venezuela para Manaus. O transporte da droga era feito de carro, pela rodovia BR-174, principal ligação terrestre entre a Venezuela e Manaus. Outra porta de entrada da droga no país era através da cidade de Santo Antônio do Içá, na fronteira do Brasil com a Colômbia. De lá, a droga era transportada de barco até a capital amazonense.

De Manaus, a quadrilha transferia o transporte da cocaína para a região Sudeste, escondida na lataria de veículos que eram carregados de balsa até Belém ou Porto Velho. Destas cidades, os carros eram levados até a cidade de Contagem, em Minas Gerais, onde o grupo utilizava uma revenda de veículos como fachada para suas práticas criminosas. Os receptadores da droga, então, faziam a distribuição para traficantes locais, de estados vizinhos e para o exterior. O pagamento dos carregamentos de drogas era realizado através de depósitos e transferências para contas bancárias de “laranjas”. A quadrilha também utilizava automóveis negociados nesta revenda de Contagem como pagamento.

Ao longo da investigação, a Polícia Federal prendeu 36 pessoas e apreendeu cerca de meia tonelada de cocaína pertencente à quadrilha. Uma das principais apreensões aconteceu em janeiro do ano passado, quando dois espanhóis foram presos no aeroporto de Manaus com 18 quilos do entorpecente. Já em março, em Coari (AM), seis colombianos foram flagrados com um carregamento de 125 quilos da droga que seriam entregues para o grupo. Em Minas Gerais, a PF fez nos últimos meses duas grandes apreensões nas cidades de Contagem e Três Marias, que totalizaram 54 quilos de cocaína.

Além das prisões e buscas, os policiais que participam da ação de hoje também estão fazendo o seqüestro de bens que foram adquiridos com dinheiro do tráfico de drogas. Entre os bens estão estabelecimentos comerciais como panificadoras, frigoríficos, hotéis e uma lan-house. Também foi solicitado à Justiça o bloqueio das contas bancárias utilizadas pela quadrilha. Todos os presos em outros estados serão levados até Manaus, onde serão apresentados à 3ª Vara da Justiça Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!