Notícias
31 maio 2007
Moção aprovada
TRF da 1ª Região apóia ministro do STF na Operação Navalha
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, assim como várias entidades e advogados, também manifestou seu apoio ao ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal. A Corte Especial Administrativa aprovou, por unanimidade, uma moção de solidariedade ao ministro. O movimento foi proposto pelo desembargador Tourinho Neto. Absteve-se de votar o desembargador Aloísio Palmeira.
A manifestação foi motivada pelo vazamento de gravação telefônica na qual se vincula Gilmar de Melo Mendes a um esquema de corrupção deflagrado na Operação Navalha, da Polícia Federal. Pela similaridade do nome, foi o vice-presidente do STF, Gilmar Ferreira Mendes, quem passou a ser acusado de receber vantagens da Gautama.
Além do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a Associação dos Juízes Federais, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a Associação dos Advogados de São Paulo e a Associação dos Delegados da Polícia Federal, além de advogados e ministros, apoiaram Gilmar Mendes.
Assim que soube da vinculação, Gilmar Mendes acusou a PF de “canalhice” e de uso de “método fascista” de investigação. Isso porque entende que seu nome só foi mencionado porque concedeu liminares que soltaram presos na Operação Navalha, contrariando o interesse da Polícia Federal.
A Operação Navalha foi deflagrada pela Polícia Federal contra acusados de fraudes em licitações públicas federais, prendendo mais de 40 pessoas. Com base nos direitos fundamentais, o ministro Gilmar Mendes concedeu liberdade para vários acusados.
Revista Consultor Jurídico, 31 de maio de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 29/05/2007 Gilson Dipp diz que há excessos em operações da PF
- 28/05/2007 Eliana Calmon não poderia ouvir investigados pela PF
- 26/05/2007 Entidades manifestam apoio a Gilmar Mendes
- 25/05/2007 Ministro repudia intimidação da PF a Gilmar Mendes
- 25/05/2007 Juiz acusa PF de vazar informações na Operação Navalha
- 25/05/2007 Tarso Genro nega que sabia antecipadamente de operação
- 25/05/2007 Advogados e entidades apóiam ministro Gilmar Mendes
- 25/05/2007 Gilmar Mendes tocou na ferida não cicatrizada
- 24/05/2007 Veja gravações da PF com homônimo de Gilmar Mendes
- 24/05/2007 Juízes rebatam ataques da PF a Gilmar Mendes
- 24/05/2007 Gilmar Mendes acusa a Polícia Federal de canalhice
- 23/05/2007 Ministro e procurador batem boca sobre Habeas Corpus
- 23/05/2007 Não há fundamento nas prisões da Operação Navalha
Comentários
Comentários de leitores: 9 comentários
O bom dessa história é que os balões de ensa...
Alguém poderia me informar o que ocorreu com os...
Acabo de ler no Estadão de hoje: as sacolas que...
Ver todos comentários
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 08/06/2007.