Uso do símbolo não fere caráter laico do Estado, diz CNJ

31/05/2007 23:44Regis (Professor Universitário - Dano Moral)O Estado brasileiro não é ateu, é laico. Sala d...
O Estado brasileiro não é ateu, é laico. Sala de audiência não é propriedade particular de juiz, é do povo.
31/05/2007 19:48Neli (Procurador do Município)Como escrevi ontem: o Estado brasileiro não é l...
Como escrevi ontem: o Estado brasileiro não é laico! Há a imunidade tributária para todas as religiões;e mais: no preâmbulo da Constituição de 88 há menção ao nome de Deus. Então alguém se arvorar que o estado brasileiro é laico e retirar um Crucifixo da sala é,com a devida vência,falta do que fazer...poderia retirar as crianças pobres das ruas,etc,etc. Mais: há um projeto de lei do senador crivela que quer dar dinheiro para as Igrejas via Lei Rouanet...às nossas custas,pois,para quem não sabe,pela Lei Rouanet :num projeto de um milhão,a empresa põe 200 mil,e oitocentos mil quem arca somos nós,pois a empresa poderá abatê-lo do imposto de renda(ou ISS,ou ICMS...município ou estado),então era contra isso que todos nós devemos criticar e não um mero Crucifixo. Disse Jesus: Dê a César o que é de César:vamos tirar a imunidade tributária de todas as igrejas,seitas,etc. ET: sou Católica Apostólica Romana
31/05/2007 19:42Richard Smith (Consultor) Gadu, por gadu, sou mais o Nosso Senhor Jesus...
Gadu, por gadu, sou mais o Nosso Senhor Jesus Cristo, Aquele por quem tudo foi feito e sem Ele nada foi feito. O Alfa e o Ômega. O Caminho, a Verdade e a Vida.
31/05/2007 15:46Leopoldo Luz (Advogado Autônomo - Civil)O assunto é importante e deve ser debatido. ...
O assunto é importante e deve ser debatido. O crucifixo nos tribunais simboliza uma crença: sem religião não há justiça. Se você crê no GADU (Grande Arquiteto do Universo), não importa por que via, está dentro. Se não, nem pensar! Como a maioria das autoridades parece pensar assim, o Estado brasileiro tornou-se laico só no papel. Ser laico é ser secular, ser do mundo. Isso não se confunde com meramente ser tolerante às várias crenças (desde que haja crença) ou a tentar fundí-las (sincretismo religioso). Ser laico é afastar-se das opções religiosas, respeitando-as todas e garantindo que possam ser praticadas e, não menos importante, garantindo que possam não ser praticadas pelos que não crêem no GADU. Daí, não há como conciliar a idéia de um Estado laico com prédios públicos lotados de ícones de uma específica doutrina, seja ela majoritária ou não na população brasileira.
31/05/2007 14:56Aldilene Fernandes Soares (Advogado Autônomo - Criminal)Eu acho no mínimo interessante tantos Pedidos d...
Eu acho no mínimo interessante tantos Pedidos de Providência para uma questão sem relevância alguma, já que a presença de um crucifixo num ambiente não gera problema algum, talvez denote um gosto duvidoso para decoração em alguns casos... Mas e quanto aos dias santos? Por que será que estas pessoas que se incomodam tanto com um crucifixo não se incomodam em folgar nos dias santos? Ora, isso sim tem relevância, não é mesmo? Pois bem, providenciem isto! Lutem pelo fim dos dias santos, assim, ao invés de descansarem em tais dias, vão trabalhar e providenciar o que realmente incomoda neste país, entre elas, a falta de celeridade nos processos, que tal isto? Também é um direito constitucional e ninguém está fazendo nada por defendê-lo.
31/05/2007 14:09Julius Cesar (Bacharel)Um país se faz com história, com tradições. E o...
Um país se faz com história, com tradições. E o uso do crucifixo em repartiçõe públicas é uma tradição de nosso povo católico. Nos Estados Unidos todo depoente jura sobre a Biblia Sagrada. Idem as autoridades executivas, legislativas e do judiciário. E lá ninguem fala em acagar com este costume. Se alguém não tem afeição pelo crucifixo, ele em nada o prejudiciará. Mas para quem , como eu, reconheço Jesus como Filho de Deus, sua imagem é um convite a honestidade, a justiça nas sentenças. Pensemos nisto. Que Cristo permaneça sobre a cabeça de nossos Juízes e nossas Autoridades. Se com ele tanta coisa ruim acontece, faça ideia o dia que o alijarmos deste lugares.
31/05/2007 12:40allmirante (Advogado Autônomo)O cruxifixo é um símbolo religioso e sua adoção...
O cruxifixo é um símbolo religioso e sua adoção revela a preferência que digo ideológica. Cadê o caráter laico? Em seu lugar, a hipocresia, a ignorância.
31/05/2007 12:34eduardo (Advogado Autônomo)Na minha opinião, a matéria é constitucional. ...
Na minha opinião, a matéria é constitucional. "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza..." Adicionalmente, a Justiça deve (ou pelo menos deveria) ser imparcial, apolítica e indiferente a opções religiosas. Bem, se todos são iguais, sem qualquer diferenciação, então todas as religiões teriam direito de ver seus símbolos nas dependências do Judiciário. Como isto é inviável, não deveria haver nenhum símbolo, até porque prédios públicos não se destinam a cultos religiosos. Ou todas as religiões são representadas, ou nenhuma. Pessoalmente, acho que crucifixos causam sim a impressão (equivocada) que o Judiciário "protegerá" mais os cristãos. Sem dúvida, isto provoca incômodos justificáveis.
31/05/2007 11:42Jézer (Bacharel - Administrativa)Fico pensando como, de fato, o crucifixo possui...
Fico pensando como, de fato, o crucifixo possui algo singular, pois incomoda pessoas no mundo inteiro, haja vista as inúmeras ações retirando-o de locais públicos, principalmente na Europa. Um dos argumentos é o de que fere a liberdade de expressão e crença do ser humano. Contudo, entendo que dando azo a essa tendência, teremos, em breve, uma sociedade robotizada, uniforme, sem valores e totalmente individualista. Apenas uma coisa é certa: O mundo não aceita Deus, e uma forma encontrada para manifestar isso é a exclusão daquilo que lhe faça lembrança, como que se ao retirar cruzes, crucifixos etc. tiramo-Lo deste mundo!
31/05/2007 10:17Luiz Garcia (Advogado Autônomo - Administrativa)Os dois eminentes juízes do Supremo Tribunal, C...
Os dois eminentes juízes do Supremo Tribunal, Celso de Meloo e Marco Aurélio, não precisavam bajular a igreja católica para, terminar, mandando às favas o crucifixo do salão plenário daquela corte. A sinceridade repudia bajulações típicas de políticos fazedores de média. Morder e depois assoprar, ou vice-versa, alisar para em seguida marretar é feio para quem tem caráter acima das conveniências.
31/05/2007 10:08Enivaldo Pinto Pólvora (Advogado Autônomo - Empresarial)Tudo Bem que os cruficixos facam parte da nossa...
Tudo Bem que os cruficixos facam parte da nossa "cultura", o que não admito, e me parece muito grave, é o Estado financiar a vinda do PAPA ao Brasil, ISSO É DEMAIS.... Deveria então financiar todas as visitas de líderes de outras denominações religiosas.
31/05/2007 09:57Luiz Garcia (Advogado Autônomo - Administrativa)Na realidade, o "crucifixo", nas paredes do jud...
Na realidade, o "crucifixo", nas paredes do judiciário, é um símbolo incômodo. Ele lembra o juiz Pôncio Pilatos que deu sentença farsante, dizendo que Jesus, o carpinteiro de Nazaré, era inocente perante o Direito de Roma, o Poder Mundial, mas, por razões que a inteligência não entende e a honestidade repudia, mandou pregar na cruzo, o réu proclamado inocente, o galileu Jesus , satisfazendo o clero da religião de Moisés, conhecidamente hipócrita, corrupto e corruptor. Todos aqueles que, como o Potentado de Jerusalém, Pilatos, julgam pela mesma cartilha das conveniências , não suportam ver, sobre a cabeça, a maior vítima da traição judiciária da História. Então, mudem-se os costumes da hegemonia de uma religião, o Cristianismo, e, em nome da democracia (o poder da maioria), em respeito às religiões numericamente dominantes, correto seria pôr, em lugar de destaque, a Bíblia e o Alcorão, os dois livros que insistem na matança e extermínio dos "inimigos" de Deus, e derramam sangue humano pelos registros da História antiga e continuam perseverantes na mesma idéia, fazendo sangrar, em genocídio diário, multidões de "adversários" de Jeová e de Alá.
30/05/2007 23:30Marcos de Moraes (Advogado Autônomo - Criminal)Politica, religião e mulher são assuntos envolv...
Politica, religião e mulher são assuntos envolventes, mas basta a respeito dizer a palavra errada e já vira briga. Quanto a religião, em meu bairro e próximo de minha casa e no ráio de cem metros temos quatro templos religiosos. Sem briga, penso também, as religiões deveriam pagar todos impostos.
30/05/2007 23:11Neli (Procurador do Município)Perdão! Onde se lê cruxifixo,leia-se Crucifixo...
Perdão! Onde se lê cruxifixo,leia-se Crucifixo...praga de alguém que quer além de ter Imunidade,também ter as benesses da Lei rouanet. Pela total laicidade do Estado Brasileiro:pelo fim da Imunidade tributária(para Igrejas e seitas),pela supressão do nome de Deus no preâmbulo... E,sou uma pessoa super religiosa,mas sigo as palavras de Jesus Cristo:dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus...não será pelO nome de Deus no preâmbulo ou pela imunidade para as Igrejas(e seitas),que farão do Brasil um País laico e justo. Viva a Santa Igreja Católica e o Santo Padre.
30/05/2007 23:10Neli (Procurador do Município)Perdão! Onde se lê cruxifixo,leia-se Crucifi...
Perdão! Onde se lê cruxifixo,leia-se Crucifixo...praga de alguém que quer além de ter Imunidade,também ter as benesses da Lei rouanet. Pela total laicidade do Estado Brasileiro:pelo fim da Imunidade tributária(para Igrejas e seitas),pela supressão do nome de Deus no preâmbulo... E,sou uma pessoa super religiosa,mas sigo as palavras de Jesus Cristo:dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus...não será pelO nome de Deus no preâmbulo ou pela imunidade para as Igrejas(e seitas),que farão do Brasil um País laico e justo. Viva a Santa Igreja Católica e o Santo Padre.
30/05/2007 22:58Neli (Procurador do Município)O que quebra a laicidade do Estado é a IMUNIDAD...
O que quebra a laicidade do Estado é a IMUNIDADE TRIBUTÁRIA PARA AS IGREJAS E SEITAS. Um absurdo essas igrejas(todas sem exceção),serem imunes a tributos;um acinte,um absurdo e não há nenhum homem ou mulher para falar isso;tirar Cruxifixo da sala é fácil,mas nesse país não há ninguém para afirmar:um acinte,um absurdo as igrejas(todas,inclusive as seitas e igrejas fundadas recentemente),serem imunes a tributos: deveriam pagar IPTU,ISS,IR,IPVA,como qualquer cristão ou não cristão do País. Agora vem alguns com o rompante de dizer que o estado é laico:é nada! Não é por uma cruz ou outro objeto qualquer que deixa de quebrar a laicidade do estado.O que quebra a laicidade do Estado é a IMUNIDADE TRIBUTÁRIA,acordem! ah,mas vêem Juízes e dizem: o Cruxifixo quebra a laicidade do estado... Pelo Fim da Imunidade Tributária! Finalmente:parece que há um Projeto do senador crivella para estender a Lei Rouanet para as Igrejas: e depois dizem que o estado é Laico! Isso ninguém fala! É um absurdo a existência da lei Rouanet(imagine,nós estamos pagando imposto para subsidiar companhias estrangeiras e propagandas de grandes empresas:tipo Cirque du Soleil>>>mais de um milhão de reais saindo dos cofres da União,via incentivo da lei rouante),agora o senador,sob o Silêncio Obsequioso de Todos,quer que NÓS,os pobres mortais,financiemos construções de templos e os escambal,religiosos:e dizem que o Estado é laico...esse anteprojeto já passou pela Comissão de Justiça do senado. ACORDEM,BRASILEIROS,daqui a pouco vão nós obrigar a ler bíblia,dar dízimo,assistir determinadas televisões,etc! Por isso que a população brasileira paga imposto como o suiço:para sustentar político,religioso e outro desperdiço! ET: sou Católica Apostólica Romana:E,Viva o Padre Marcelo Rossi!
30/05/2007 18:37Richard Smith (Consultor) Caro Sr. Observador: Em que pese a sua ind...
Caro Sr. Observador: Em que pese a sua indignação, eu posso garantir-lhe que não existe nenhum epíteto que eu aplique ao "fessô" que não tenha a sua devida justificativa. E ele sabe disso. Nomais, acredito que respeito se dá a quem o merece. Um abraço e agradecido pela sua opinião.
30/05/2007 18:34Richard Smith (Consultor) Cada um tem o deus que merece! Louvado sej...
Cada um tem o deus que merece! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
30/05/2007 18:19HDOC (Outros)Caros, concordo Armando Prado. Não se trata de ...
Caros, concordo Armando Prado. Não se trata de desrespeito, mas de respeito. Para alguns mais afoitos, tenho que lembrar: 1- Laico não significa anticristo, esta longe disto. 2- A menção do preâmbulo da Carta Constitucional a Deus, não necessáriamente siginifica Jesus Cristo (leia-se Crucifixo!). Até por que para certas religiões Deus é visto nos animais, como a vaca.(seria interessante fazer uma audiencia com uma vaca me olhando!) 3- Em relação as nossas origens religiosas, provavelmente se equivoca que diz que viemos do cristianismo, pois na verdade fomos convertidos para cristãos. Abraços a todos e fiquem com seu Deus!!
30/05/2007 16:29Observador (Outros)Sr. Richard Smith, francamente, não fica bem es...
Sr. Richard Smith, francamente, não fica bem essa baixaria. Seus comentários costumam ser inteligentes e perspicazes, mas esse tom, além de inaceitável, acaba por desatuorizar seus argumentos. Você é capaz de coisa melhor. Lamentável!

Comentários encerrados em 6/06/2007

A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.