Atentado ao pudor

Falta de documento em ação criminal não livra réu de condenação

Autor

28 de maio de 2007, 11h01

Falta da certidão de nascimento de menor no processo criminal não é suficiente para livrar réu da condenação por atentado violento ao pudor. O entendimento é da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros não acolheram o recurso da defesa de um condenado que tentava se livrar da prisão.

Em primeira instância, o réu foi condenado a nove anos de reclusão em regime integralmente fechado, pela prática do crime de atentado violento ao pudor, com aumento de 50% da pena por ser padrasto da vítima, além de crime continuado.

A defesa entrou com pedido de Habeas Corpus no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Pediu a absolvição do réu. Segundo a defesa, a omissão do registro de nascimento da vítima no processo criminal que resultou na condenação impediria a prova de que a vítima tinha menos de 14 anos à época do crime, condição exigida para o reconhecimento da violência presumida.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve a condenação. “A versão da vítima de crime contra os costumes autoriza a manutenção do decreto condenatório, quando, além de firme e coerente, encontra ressonância nos demais elementos de prova, como tal o depoimento de uma irmã que presenciou o réu satisfazendo a sua lascívia, além da detalhada confissão extrajudicial”, ressaltou o TJ.

O pedido chegou ao STJ. O ministro negou a liminar e abriu vista ao Ministério Público Federal, que opinou pela negação do pedido. No pedido de reconsideração, com Agravo Regimental, a defesa sustentou o mesmo: que o acusado não sabia a idade da vítima.

O ministro Nilson Naves, relator, ressaltou trechos do depoimento no qual ficou claro que o acusado sabia da idade da vítima, sua enteada. “A omissão de certidão de nascimento da vítima não implica nulidade do feito, máxime porque coletados outros elementos de prova idôneos, sobre a idade da vítima, ou seja, restou cabalmente demonstrado durante a instrução do feito, especialmente na prova testemunhal, totalmente coerente, que a vítima tinha, à época dos fatos, apenas 10 anos de idade”, concluiu o ministro.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!