Primeiro os da casa

Servidores do MPU contestam concurso para novas vagas

Autor

27 de maio de 2007, 0h00

Antes de realizar um concurso público para preencher as vagas na instituição, o procurador-geral da República deveria dispor os cargos vagos para o concurso de remoção. Com esse argumento, o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (Sinasempu) entrou com um Mandado de Segurança coletivo, no Supremo Tribunal Federal. O relator será o ministro Marco Aurélio.

De acordo com o sindicato, o procurador-geral lançou os editais do concurso para o provimento das vagas em outubro de 2006. Mas o de remoção só foi lançado em abril deste ano. O sindicato alega que, ao comparar os editais, percebe-se que o concurso externo do órgão abriu 17 vagas para analista, em diversas áreas, sendo que nenhuma destas foi ofertada no concurso de remoção.

Segundo o advogado do sindicato, o ato viola o direito dos servidores do MPU de poderem disputar a totalidade de vagas existentes na instituição. “Em contrapartida, tais vagas são ofertadas para terceiros, que sequer são integrantes do quadro, o que afronta a Lei 11.415/06”, afirma.

O objetivo da liminar é impedir a nomeação de novos servidores para ocupar vagas do MPU que não tenham sido ofertadas primeiramente ao concurso de remoção. No mérito, pede a confirmação da liminar, caso o pedido seja aceito.

MS 26.653

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!