Notícias
14 maio 2007
Dever do credor
Produtor pode prolongar quitação de dívida de crédito rural
Produtor tem direito de prolongar a quitação da dívida originada de crédito rural. O entendimento é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. Os ministros acolheram o pedido de um grupo de mutuários para que o Unibanco alongue as dívidas objetos da ação.
No caso, os mutuários fecharam com o Unibanco, em fevereiro de 1997, contratos de financiamento rural no valor de R$ 230 mil Amparados na Lei 9.138/95 e nas alterações nela instituídas pela Lei 9.866/99, eles propuseram ação de obrigação de fazer contra o banco para obrigá-lo a alongar a dívida oriunda do crédito rural. O caso foi parar na Justiça.
A primeira instância negou o pedido. Considerou que “a securitização dos débitos, conforme previsto em lei, é mera faculdade das instituições financeiras, que estão autorizadas a fazê-lo segundo critérios discricionários.”
O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve a decisão. No STJ, a relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, destacou que, conforme a Súmula 298 do Tribunal, o alongamento do pagamento de dívida originada de crédito rural não constitui faculdade da instituição financeira, mas direito do devedor nos termos da lei. A renegociação, no entanto, somente é obrigatória se forem atendidos os requisitos legais.
“Dessa forma, demonstrada a insubsistência dos argumentos que serviram de amparo para as decisões das instâncias ordinárias, bem como tendo ficado configurado o direito subjetivo dos produtores rurais ao alongamento dos débitos agrícolas, o provimento do recurso especial, nesse particular, é medida que se impõe”, concluiu a ministra.
REsp 905.404
Revista Consultor Jurídico, 14 de maio de 2007
Arquivo
Leia também: Textos relacionados
- 31/03/2007 Juíza suspende dívidas de produtores rurais com banco
- 06/02/2007 Bacen deve indenizar agricultor que perdeu colheita
- 09/02/2006 Losango tem de rever termos de contrato de empréstimo
- 06/02/2006 BB deve excluir nome de agricultores de MT da Serasa
- 03/07/2005 Instrumento eficiente para o financimento da produção
- 22/04/2005 O governo não diz para onde vai o dinheiro que arrecada
- 04/01/2005 Títulos agropecuários devem aquecer mercado de capitais
- 06/08/2004 Capitalização de juros em crédito educativo é indevida
- 21/06/2002 Agricultor é condenado porque não usou todo recurso
- 18/06/2002 STJ reduz indenização milionária em ação contra banco
Comentários
Comentários de leitores: 2 comentários
Em tempo, segue súmula nº 298/STJ: "O alonga...
Entendo ser válido destacar e informar que, qua...
A seção de comentários deste texto foi encerrada em 22/05/2007.