Mercado Jurídico

Fusões entre escritórios de advocacia agitam o mercado

Autor

21 de junho de 2007, 0h00

A crescente judicialização do cotidiano brasileiro trouxe como conseqüência o aumento da competição entre os escritórios de advocacia. Muitos deles estão em busca de novos parceiros para ampliar o atendimento. A fusão entre escritórios está em pauta.

Recentemente, o Amaral Gurgel e o Fischer & Forster se juntaram. Marco Aurélio Dutra Vaz e Almeida Advogados também integraram as suas equipes.

O consultor de escritório, Plínio Ribeiro, conta que três operações de fusão estão sob seus cuidados. O que esses escritórios procuram, de acordo com Ribeiro, é integrar advogados com visão de negócios, capazes de contribuir para o avanço estratégico da organização. Ou, para os que já contam com esse tipo de profissional, explorar novas oportunidades que não podem ser alcançadas pelas limitações de tamanho.

Essa onda de negociações trouxe fusões de todos os portes: pequenos especializados com grandes, pequenos com pequenos para aumentar a carteira de clientes e médios com grandes. Plínio Ribeiro pode ser encontrado pelo e-mail: [email protected]

Novos ares

O Goes, Monteiro e Tocantins Advogados está começando as suas atividades em Porto Alegre. A banca nasceu da fusão de dois escritórios fluminenses: Monteiro e Tocantins Advogados e Neves e Goes. Ao todo, os sócios já acumulam 14 mil processos. Eles são especializados na área de finanças, telefonia e energia. Em um ano, a banca pretende dobrar a demanda.

Atendimento reforçado

O Emerenciano, Baggio e Associados anunciou a nomeação de três novos: Aloísio Carneiro da Cunha Menegazzo, Cristina Buchignani e Douglas Fernandes Júnior. Com as nomeações, as áreas Societária, de Suporte Legal a Negócios e Trabalhista Sindical ganharam reforço. Os advogados já atuavam na banca, que conta com 150 advogados e oito sócios, incluindo os três novos.

Grandes debates

“Planejamento tributário à luz da jurisprudência” é o tema do seminário organizado pela Lex e pelo Ibmec, que acontece na sexta-feira (22/6), em São Paulo. Dez dos mais respeitados tributaristas brasileiros foram convidados para apresentar e debater os principais casos que resultaram em jurisprudência dos tribunais superiores e do Conselho de Contribuintes.

O especialista Sacha Calmon conta casos de reorganização societária e seus limites legais. A coordenação é do professor Douglas Yamashita. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Sistema norte-americano

As novas perspectivas do Sistema Legal norte-americano serão apresentadas pela professora Gail Hupper, coordenadora do Mestrado da Universidade de Boston, e pelo advogado Max Fontes, presidente da Harvard Law School Association. O debate acontece nesta quinta-feira (21/6) na OAB-RJ, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Empresarial no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Tribunal do Júri avançado

Júri, mídia e opinião pública, o discurso no Tribunal do Júri e a figura do juiz no plenário são temas que serão discutidos durante o Curso Avançado do Tribunal do Júri, promovido pelo Instituto de Defesa do Direito de Defesa e pela Associação dos Advogados de São Paulo. O projeto começa no dia 2 de julho e vai até 6 de agosto, sempre segundas e quartas-feiras.

Márcio Thomaz Bastos e o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e especialista em Tribunal do Júri José Ruy Borges Pereira farão a aula inaugural. Informações pelo site da Aasp.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!